Scrum e Kanban
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Scrum e Kanban: Entenda do que sua empresa precisa

Você anda um pouco perdido no mercado? Inflação à mil, desemprego, corte de gastos, retração do mercado. É…o cenário não está dos melhores.

Nessas situações é necessário fazer uma revisão sobre seu negócio, buscando diminuir gastos, aumentar a produtividade, ter uma entrega, como o cliente sempre quer, pra ontem, e ainda manter a qualidade.

Sim, realmente parece milagre, mas acredite, tem como sim conseguir tudo isso: vamos falar de Scrum.

Revisando o Scrum

O Scrum é um framework ágil de gestão e desenvolvimento de software baseado em transparência, inspeção e adaptação. Ele é um sistema de gestão inovador que vai na contra mão ao modelo antigo e tradicional, onde o gestor era responsável pelo gerenciamento, planejamento e controle de toda a organização.

Por suas premissas gerais, e com foco em resultados rápidos e certeiros, esse modelo pode ser usado em diversos meios e empresas: na área de TI (onde tudo começou), escolas, comércio, governos, e até em sistemas do FBI!

O Scrum também traz resultados incríveis em vendas, como reduzir despesas e prazos, e ainda contribuir para entregas de qualidade. Para saber mais, não deixe de conferir nosso texto sobre  Scrum em vendas. Pode deixar que eu te espero…

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Pronto? Então dá uma olhada nesse texto, que já dá uma passada nos principais pontos do Scrum, entre eles:

  • Planejamento semanal: são pequenas entregas que em complemento, finalizam um projeto maior;
  • Reuniões diárias e semanais: servem para realizar interações e montar o processo de forma consistente;
  • Empoderamento do time: aumenta a velocidade de circulação de informação. Com esse ponto funcional, é possível evoluir mais rápido com as atividades que devem ser desempenhadas;
  • Montagem de times interdisciplinares e pequenos: é necessário para não atribular a rotina do gestor, que não é capaz de atender ao time todo de uma vez sem perder eficiência, além de não depender de membros do time em especifico.

Muito lindo! Mas e na prática?

O Scrum não necessariamente é um processo complexo, mas também não é tão fácil assim. Para incrementá-lo é necessário ter algumas coisas em mente:

  • Scrum Master

O Mestre Scrum age como um facilitador das reuniões, auxiliando a equipe a descobrir os obstáculos do caminho, certificando que há transparência em todo o processo, e impulsionando a equipe a um aprimoramento contínuo.

  • Product Owner

Essa pessoa não precisa ser da equipe de vendas (até melhor que não), que tem o papel de trazer a visão do cliente em todo o processo, certificando-se que a equipe está indo pelo caminho certo.

Um bom modo de fazer isso é construir junto com a equipe as pendências – o que precisa ser feito e por que.

  • Equipes autogerenciadas

É importante dar autonomia para equipes, desde que não sejam muito grandes (no mááááximo 7 pessoas). Para essas equipes conseguirem se gerenciar, é preciso que haja um entrosamento: não importam os papéis de cada pessoa, mas o que seu grupo consegue entregar.

Altruísmo, autonomia e interfuncionalidade devem ser características presentes no seu time!

  • Proximidade com o cliente

Pela lógica de entregar pequenas partes do projeto por vez,  é preciso clientes dispostos a muitas reuniões, que acompanhem o desenvolvimento do trabalho.

  • Comprometimento com o Sprint

Os Sprints, ou “caixas de tempo”, definem quando a frequência com que você encontrará com seu cliente para entregar um conjunto de funcionalidades prontas para consumo, ou seja, pequenos blocos concluídos do seu grande trabalho.

A atenção é com o comprometimento e a regularidade!

  • Disponibilidade de reuniões

Sejam reuniões diárias, semanais ou mensais, com elas você entende o que está acontecendo na empresa: quais dificuldades as pessoas estão tendo, e como trabalhar todos juntos para resolvê-las da melhor forma, e otimizar o processo.

Mas daria certo para você?

O Scrum é fácil de entender e aprender, mas é difícil de adotar. Normalmente ele requer  mudanças, não apenas no desenvolvimento do dia-a-dia, mas também na cultura e na política interna da empresa.

Não são raros os casos em que uma empresa implementa o Scrum, vê seus resultados melhorarem em vários campos, mas ainda assim voltam para o modelo anterior. Parece loucura, certo? Mas acontece que o Scrum pode gerar descontentamento, em especial para os gestores.

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Isso porque para eles é mais difícil deixar de dar ordens e partir para um gerenciamento horizontal dentro das equipes. Perder esse controle para eles não compensa todos os benefícios.

Outra mudança que o Scrum gera é o nível de relacionamento com seu cliente, que aumenta. Então, dependendo de com quem você está lidando, fica difícil encontrar a cada Sprint (que geralmente duram de 1- 4 semanas), ou fazê-lo entender o valor disso.

O Scrum também funciona em empresas onde existem funções bem definidas e já exista uma estratégia global. Se você ainda não tem esse planejamento bem estruturado, é muito mais difícil estabelecer os processos do Scrum.

Para ajudar você a pensar se o Scrum daria certo na sua empresa, responda essas perguntas:

A – Sua empresa concorda em mudar o ciclo de vida dos projetos para Sprints de 1- 4 semanas?

B – Sua organização concorda sem problemas em juntar divisões diferentes como analistas, estagiários e vendedores dos times de inbound e outbound em uma única equipe?

C – Sua empresa concorda em abrir mão de hierarquias rígidas tradicionais para uma estrutura mais horizontal?

D – A liderança concorda em abrir mão do comando e controle, empoderando essa equipe multidisciplinar a se auto-organizar e autogerenciar o trabalho?

E – Escolher um líder para atuar como Mestre Scrum é algo fácil na sua organização ou vai gerar muita discussão?

F – O papel de Dono de Produto é facilmente identificável na sua organização? O cliente está “próximo”?

G – Sua empresa está disposta a abrir mão dos atuais mecanismos de controle (custos, prazo, escopo) para adotar a forma ágil de controlar um projeto?

Se você respondeu mais “Sim”

Parabéns! A transição da empresa para o modelo Scrum seria mais suave, sem revolucionar (e assustar) demais a equipe e a empresa.

Se você respondeu mais “Não”

Bom, talvez seja melhor avaliar o que é possível mudar na sua empresa que possibilitaria criar uma equipe mais forte, reduzir a resistências de gestores, membros ou outros “reguladores” da empresa (diferentes departamentos).

Independente da sua resposta, aqui vai um truque na manga para você conseguir fazer a transição para o Scrum de forma mais suave:

Kanban

Kanban é um método simples que pretende facilitar o planejamento e controle da produção, de forma a garantir a entrega dentro dos prazos do seu time. Sua origem é do processo de manufatura da Toyota, e hoje é usado no mundo todo em diversos setores.

Seu conceito se relaciona com o uso de post-its para indicar o andamento do fluxo de produção, onde são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa: se ela está  “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

E agora, Scrum ou Kanban?

Assim como o Scrum, o Kanban é centrado no valor entregado: as pessoas da equipe têm uma certa autonomia sobre suas responsabilidades, e essencialmente eles têm a mesma missão, que é continuamente eliminar desperdícios e remover obstáculos.

O método Kanban não exige mudanças no processo ou na cultura da empresa, e na maioria das vezes é mais fácil de ser implementado do que o Scrum, mesmo que os resultados sejam menores.

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Então se no questionário acima, você teve muitos  “Nãos”, talvez começar com o Kanban para fortalecer a equipe é a melhor opção, para depois, implementar o Scrum.

E é sério! Não pense em adotar o Kanban, melhorar a organização e deixar por isso mesmo! O Scrum oferece uma estrutura maior para guiar os processos, de maneira mais completa, eliminar despesas, otimizar seu tempo e fortalecendo sua equipe.

O Kanban e o Scrum não são necessariamente relacionados para serem comparados, e nem são excludentes. Seus objetivos são complementares, e para uma melhor otimização muitas vezes eles são adotados juntos.

E aí está a beleza dos dois processos: não existem regras estritas. Nada te impede de adotar os melhores elementos Scrum para sua equipe, como as reuniões diárias. E não existe razão para que você não incorpore o quadro de Kanban no seu processo de Scrum.

Concluindo

Para conseguir um melhor desempenho na sua empresa, usando métodos inteligentes e inovadores, comece olhando para você: quais pontos sua equipe precisa melhorar? Seus problemas são relacionados à qualidade do serviço, tempo gasto ou desperdício de dinheiro?

As possibilidades para resolver seus problemas são muitas, e não adianta escolher um framework ou um método novo como se estivesse escolhendo um produto no supermercado.

Conheça-se, pesquise, estude, inove!

E se quiser conversar mais sobre isso ou tirar suas dúvidas, não deixe de entrar em contato com nosso time de consultores 🙂

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