Como se tornar um vendedor de sucesso capa
Marketing

Como se tornar um vendedor de sucesso: o que fazer para ser um inside sales top performer

Neste artigo vou transmitir alguns pontos que acho de extrema importância e que podem auxiliar nos processos que auxiliam em como se tornar um vendedor de sucesso, ou até a se manter como um top performer.

Não existe uma fórmula mágica para ser um vendedor de sucesso mas, em minha visão e experiência, alguns pontos são essenciais e depende apenas de você, vendedor.

Me acompanha aqui que vou descrevê-los abaixo:

Mantenha seu ritmo constante e #foco

vendedor de sucesso forrest gump

Independente de estar com a meta batida logo no início do mês ou muito longe de batê-la no fim do mês, um vendedor de sucesso não diminui seu ritmo!

Se você diminuir seu ritmo de trabalho, por já ter atingido seus objetivos ou metas, você nunca saberá do que é capaz ou em que pode melhorar.

Ao mesmo tempo que, se jogar a toalha antes do tempo, uma meta que parecia difícil de se alcançar em determinado momento, vai se tornar impossível.

Nesses momentos é fundamental que a carga de trabalho se mantenha igual ou maior para que uma superação aconteça. Ou até um milagre!

Desanimar nesses momentos difíceis e estressantes ou deixar se levar por energias negativas é fracasso certeiro.

Evite isso ao máximo, pense positivamente e avalie as possibilidades que ainda existem, por mais remotas que elas sejam. Uma delas pode ser a peça que faltava para você bater uma meta difícil.

Eu mesmo já vivi e presenciei outros vendedores, diversas vezes, baterem suas metas aos 45 do segundo tempo.

Isso só ocorreu porque o vendedor, naquela situação, extinguiu todas as possibilidades que ele possuía, por mais inacreditáveis que elas fossem, e manteve um foco sem se desesperar.

Seja carismático e transmita energia

vendedor de sucesso lobo de wall street

Um vendedor de sucesso precisa ter enorme carisma com seus clientes, demonstrando que tudo que ele transmite tem grande energia positiva, o que engaja inconscientemente seus potenciais clientes.

Infelizmente, isso é algo imensurável, mas acredito que você se torna carismático e energeticamente envolvente em vendas quando possui os dois pontos que vou citar aqui embaixo.

Acredite no que você vende

vendedor de sucesso morpheus believe

Se não acredita no que vende, mude de empresa ou saia da equipe de vendas!

É impossível transmitir uma energia positiva e ser franco com o cliente quando se vende em algo em que não se acredita.

Aqui na Outbound Marketing e no Reev, eu acredito profundamente nos resultados que a consultoria traz e nos benefícios que a ferramenta proporciona. Acompanho de perto o sucesso do cliente e, por isso, fico cada vez mais motivado para vender.

Além disso, uma dica extra: acredite em você mesmo como vendedor, confie na sua capacidade e nas suas skills. Isso irá fazer você ter resultados ainda melhores.

Transmita entusiasmo na sua voz

Pode ter certeza, ter entusiasmo demonstrado por postura e fala, somado a uma boa entonação na voz, torna a venda muito mais envolvente e “divertida” para seu potencial cliente, fazendo com que ele tenha uma confiança e conforto muito maior durante a venda.

Elevar o tom da voz quando se explica algo estratégico e importante do produto/serviço, ou diminuir o tom da voz para transmitir que um assunto mais sério se iniciou, demonstra autoridade e segurança na venda.

Quando estou falando sobre os benefícios do Reev e os resultados que a consultoria da OTB pode trazer, minha entonação é mais enérgica, consigo transmitir a empolgação e positividade.

Quando o assunto é budget, os próximos passos até o fechamento e a assinatura do contrato, por exemplo, meu tom é mais sério.

Encontre seu estilo de venda e sempre o aprimore

vendedor de sucesso its my way

Vendedores de sucesso encontram uma estratégia ou técnica que funciona e performa bem dentro de seu cenário e a utilizam enquanto elas funcionarem.

No momento em que essa estratégia ou técnica não performa tanto quanto antes, ela deve ser substituída ou aprimorada.

Se você tem um fluxo de cadência com follow ups via e-mail e via telefone e ele performava bem antes, mas passou a performar mal com o tempo, identifique qual foi a influência.

Dependendo do problema identificado, você saberá se precisa mudar a abordagem dos e-mail ou a quantidade de follow ups de cada tipo, seja emails ou ligações.

Tudo se resume a testes constantes, execução, melhorias e mais testes.

FUP + FUP + FUP

vendedor de sucesso follow up fup

Um dos erros mais clássicos que vejo em vendedores iniciantes ou até mesmo em vendedores experientes é a falta de follow ups durante uma venda.

Um vendedor de sucesso não tem medo de perder uma venda que ele ainda não finalizou. Ele jamais vai deixar uma venda pausada porque um cliente não respondeu a alguns e-mails ou porque ele não conseguiu conexão via telefone.

Ele vai fazer de tudo para buscar o sim do lead, ou até mesmo para buscar o não o quanto antes. Deixar a sua projeção de vendas diante sua meta o mais clara possível no menor tempo possível.

Fale frequentemente sobre como você faz para se tornar um vendedor de sucesso

Um vendedor de sucesso está sempre motivado, falando e ensinando às pessoas sobre suas técnicas de vendas, sobre seu produto ou sobre seu mercado.

Seja para outros vendedores, com mais ou menos conhecimento que ele, ou para amigos, familiares e conhecidos, o conhecimento sempre será entusiasmadamente compartilhado.

Em minha visão, o momento em que mais aprendemos e aprimoramos skills nas vendas é quando ensinamos algo relacionado à vendas de alguma forma à alguém.

São nesses momentos que você ganha novos pontos de vista, recebe questionamentos dos mais diversos e pratica as melhores formas de respondê-los.

Não se esqueça: também é muito importante educar constatemente os seus leads.

Seja curioso ao extremo

Nas vendas, em minha visão, o ditado popular “a curiosidade matou o gato” deveria ser “a curiosidade enche a barriga do gato”.

Quanto mais um vendor tem curiosidade em entender sobre a sua empresa, seu mercado e as dificuldades do seu potencial cliente, maiores serão as possibilidades dele fechar com mais facilidade uma venda.

Vendedores de sucesso são curiosos extremos, pode ter certeza!

Encontre o equilíbrio entre trabalho, lazer e descanso

Bons vendedores realmente trabalham bastante e muitas vezes mais do que grande parte da equipe, mas os vendedores de sucesso tem um claro equilíbrio entre lazer, descanso e trabalho.

Os vendedores de sucesso conseguem se desligar facilmente do ambiente de trabalho quando é a hora certa.

Virar a chave é essencial para ter melhores horas de sono e descanso. Invista em boas válvulas de escape como esportes, encontros com amigos e familiares, entre outros.

Eu mesmo sou um grande amante do Mountain Bike, que é minha grande válvula de escape. Todo final de semana faço 1 ou 2 trilhas e nelas me desligo completamente do mundo, devido a adrenalina e contato com a natureza.

Dessa forma sinto que descarrego toda a tensão da semana e fico novo em folha para uma nova semana de correria nas vendas.

vendedor de sucesso baeta de bike

Mandei essa foto da bike com o adesivo da Outbound Go pro grupo da empresa, mas juro que não estava pensando em trabalho.

Se hoje você não consegue ir dormir sem pensar no trabalho (será que aquela venda vai fechar?), está sempre cansado para trabalhar ou para seu lazer, só pensa em atingir uma boa performance ou em como mantê-la, será impossível aliviar sua mente.

Se perceber que isso está ocorrendo com frequência, converse com sua equipe e com o gerente. Buscar ajuda é algo imprescindível para se alcançar um equilíbrio entre o profissional e o pessoal.

Se mesmo assim nada mudar, cogite se está mesmo na empresa ou no cargo certo. Isso é primordial até para manter sua boa saúde física e mental.

Dica Ouro: Tenha claro seu objetivo principal

O que te faz acordar cedo e dar o melhor de você todos os dias?

Pode ser qualquer objetivo: adquirir um bem (carro, casa), investir em lazer e viagens, performar bem para ter um cargo melhor na empresa que você trabalha ou até arrumar um emprego em outra empresa, conseguir pagar contas ou dívidas, entre outros.

Na minha visão como vendedor, seus objetivos vão te ajudar a manter sua automotivação diária. Nesse caso, defina um objetivo difícil de alcançar, um bem de valor alto ou uma viagem mais cara, por exemplo.

Claro que sua empresa também tem que te motivar, mas com certeza seus objetivos pessoais é que vão trazer a maior parte da motivação.

Manter uma boa performance sem uma automotivação é impossível.

Em resumo pessoal acredito que, para se tornar um vendedor de sucesso, você deve ter um objetivo claro, amar o que faz e acreditar nisso, encontrar seu estilo e seu ritmo de trabalho e aprimorar tudo isso constantemente.

Ser carismático e prestativo, ter a mente aberta para ensinar e aprender o tempo todo também são práticas muito importantes.

Aproveita que chegou até aqui e me conta o que você já faz e o que você não faz de tudo isso aqui que eu citei. Vamos lá? Comenta aqui embaixo.

Outbound Go > Comece Agora

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *