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Marketing

Teste de entregabilidade: por que é importante e como fazer?

Email é algo amplamente utilizado, principalmente por empresas com o objetivo de se comunicarem com os seus leads.

Os emails enviados para os leads são voltados para estratégias de educação dos leads, desde a comunicação pré e pós venda até informações sobre o produto ou serviço.

É o meio considerado mais seguro para alinhar pontos da negociação e propostas.

São utilizados nos fluxos de nutrição da estratégia de inbound, nos cold mails de prospecção, nos fluxos de cadência de qualificação até os fluxos de fechamento.

A troca de emails é a garantia de que você, ou sua equipe, conseguem tratar de algum assunto com alguém e que, a partir dali, pode haver uma evolução dentro do processo.

Embora todo mundo envie e receba email hoje, existem alguns gaps nesse tipo de comunicação que inviabilizam o trânsito de informações, sejam elas úteis ou não.

Quando tratamos de emails, devemos saber que eles são compostos por códigos e keywords que serão decifrados pelos provedores de email, desde o envio pelo remetente até o recebimento pelo destinatário.

Para garantir que o destinatário vai receber o seu email, é preciso estar atento a alguns pontos:

  • O domínio do email deve ter uma reputação positiva no Inbox Placement, ou IP;
  • O domínio do email também deve ter uma boa reputação com o provedor de email de maneira geral;
  • Deve-se evitar o uso excessivo de HTML, CSS, frases em caixa alta, letras coloridas, frases de impacto e caracteres especiais.

A entregabilidade do email nada mais é que o conjunto de análises feitas pelo provedor de email para averiguar se o conteúdo do arquivo é ou não reconhecido como spam.

Vale deixar claro que o recebimento do email não significa que ele estará garantido na caixa de entrada. Todos os emails, sejam eles direcionados para a inbox ou para a caixa de spam, são considerados como enviados e recebidos.

Você fica chateado por bolar um email e descobrir que ele nunca foi visto pelo seu lead porque caiu na caixa de spam? Sim? Ótimo! Deixa eu tentar te tranquilizar então.

Existem testes de entregabilidade que te ajudam a descobrir o quão confiável é o seu IP.

O que você ganha com isso? Mais assertividade e redução das chances de ser esquecido pelo lead  no limbo do spam.

O que faz o IP perder a credibilidade?

IP, ou Inbox Placement, é uma taxa gerada com base na entregabilidade e utilizada para determinar o percentual de emails que chegou até a caixa de entrada do destinatário.

Com esse relatório você consegue saber o que aconteceu com seus e-mails, se foram entregues ou não e se foram vistos ou esquecidos.

Agora, vamos pontuar o que faz com que seu IP perca credibilidade e fique mais suscetível à caixa de spam ou ao veto de recebimento:

Bounces

Existem dois tipos de bounce, os soft bounces e os hard bounces.

  • Soft bounce: recusa temporária do recebimento do email, o servidor pode estar fora do ar ou a caixa de entrada do destinatário pode estar cheia;
  • Hard bounce: recusa permanente do recebimento do email, o domínio ou a conta de email do destinatário não existem.

Spam Traps

São endereços de email utilizados como armadilhas para capturar contas que disparam emails em massa para listas compradas. Uma vez capturados, esses emails perdem confiabilidade e são inseridos em blacklists.

Blacklists

Blacklists são bases de dados que informam se determinado endereço de email foi taxado como spam.

Um IP pode ser colocado numa blacklist manualmente, inseridos por um destinatário ou capturados através das spam traps.

Atenção! Entrar em uma blacklist afeta a reputação do IP, mas não o torna, automaticamente, um spam. A inserção em mais de uma blacklist é que leva o domínio a perder muitos pontos.

Spam Complain

Nesse caso, o próprio destinatário classifica o email recebido como spam.

Dessa forma, ele não receberá mais emails desse remetente e ainda contribuirá para que o IP do endereço inconveniente perca credibilidade.

Engajamento

Diz respeito às interações dos destinatários aos emails, como cliques e aberturas.

Mesmo tendo um IP positivo, os emails carecem desse engajamento para que os servidores definam como enviá-los e qual o destino deles.

Como tornar seu IP confiável?

Agora que já conversamos sobre credibilidade de IP, o que leva os emails a serem direcionados para o spam e como evitar esse tipo de situação, vamos falar sobre alguns testes de entregabilidade.

Em primeiro lugar, você precisa se certificar de que seu IP é considerado confiável pelos servidores. Para isso, existem três mecanismos de segurança que podem configurados:

Configure seu SPF

SPF (Sender Policy Framework) é um mecanismo de segurança criado para garantir que endereços de email mal intencionados não cheguem à sua caixa de entrada.

O código SPF é lido pelo DNS (Domain Name System) do servidor receptor, que confere se ele é confiável e válido ou não.

Se for, a mensagem é entregue ao destinatário normalmente. Caso contrário, ela é recusada.

Para configurá-lo, veja o tutorial em inglês, disponibilizado para quem utiliza G Suite.

Configure seu DKIM

DKIM (Domain Keys Identified Mail) é outro mecanismo usado para autenticar o seu IP. É a sua forma de dizer ao destinatário:

Sim, sou eu mesmo quem está tentando falar com você!

Assim como o SPF, o DKIM serve para verificar o domínio do email, mas é mais criterioso e utiliza uma chave privada no servidor de saída e uma chave pública na assinatura do email.

Como um selo de vela derretida, utilizado para garantir a validade de uma carta antiga, as chaves públicas e privadas validadas pelo DKIM são importantes para a autenticação do domínio.

Você também pode acessar o tutorial em inglês do G Suite para facilitar.

Configure seu DMARC

DMARC (Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) é o último mecanismo de verificação e também é o mais novo.

Além de fazer a verificação, o DMARC mostra ao usuário como proceder caso o email seja recusado ou ocorra alguma outra falha de envio.

O G Suite também disponibiliza um tutorial em inglês sobre como configurá-lo.

Teste de entregabilidade

Após esclarecer como um domínio pode perder credibilidade e como torná-lo mais seguro, chegamos ao grande x da questão:

Cara pálida, ok, mas como faço para saber se meu domínio está bem conceituado ou não?

Pois eu te digo, meu amigo curioso… Existem testes de entregabilidade prontinhos e ansiosos para serem usados. Quer exemplos?

  1. Mail-Tester
  2. Return Path
  3. SafetyMails

Como fazer teste de entregabilidade com o Mail-Tester?

teste de entregabilidade home mail-tester

Ao abrir o site do Mail-Tester você verá que ele gera um endereço de email a cada acesso. Esse email será utilizado para o teste de entregabilidade.

Você deve enviar um email, a partir do email que você deseja testar, para o endereço que aparece aí no site quando você acessar, nesse caso test-stz6r@mail-tester.com.

Atenção! Envie um email completo, com assunto e algum texto no corpo do email. A ausência de assunto e texto pode causar estranhamento ao Mail-Tester, reduzindo a sua nota.

Aqui está! O endereço de email que utilizo na Outbound e no Reev está saudável e minhas mensagens têm grande chance de chegarem até o destino final deles, a caixa de entrada dos meus destinatários.

teste de entregabilidade nota

O Mail-Tester também dá dicas sobre o que você pode fazer para melhorar a sua nota. Já falamos aqui sobre vários procedimentos e você irá perceber aqui o quanto eles são importantes.

Ao observar o detalhamento sobre o nosso domínio, por exemplo, você irá perceber que temos alguns pontos de melhoria em: autenticação, corpo do email e blacklists.

teste de entregabilidade pontos de melhoria

Faça o teste do seu domínio e verifique no que você pode melhorar para deixá-lo ainda mais limpo.

Consequências de não fazer o teste

Ah, mas eu não preciso fazer estes testes. Todos os meus emails são recebidos… Eu controlo isso pelo relatório de entrega.

Lembra quando eu disse ali em cima que email enviado e recebido não necessariamente significa email dentro da caixa de entrada?

Então! Vai querer perder tempo e neurônio à toa? Acho que não!

Quando sua plataforma de vendas te avisar que seu email foi recebido pelo destinatário, você, naturalmente, vai ficar aguardando uma resposta, certo?

Talvez vai até parar de tentar outro contato com o lead esperando que ele vá responder.

Quando já se passaram dias, você faz um follow up com o seu lead e ouve ele dizer que não recebeu o seu email, mesmo você tendo sido notificado de que ele foi entregue.

Claro que você não pode falar que viu a notificação de que ele recebeu o email, mas só nessa espera você atrasou a comunicação e esfriou o lead. Se ele encontrou o seu email na caixa de spam, pior ainda.

Como o lead vai confiar em uma empresa se ele recebe os emails na caixa de spam? E aí? Não é melhor fazer o teste de entregabilidade?

Quando você não se certifica da credibilidade do seu Inbox Placement, seus emails podem ser taxados como spam e você vai ficar malhando em ferro frio.

Vários emails são disparados e poucos acertam o alvo.

Se seu domínio está em várias blacklists e seu IP não tem credibilidade, de que vai adiantar enviar 1000 emails se apenas 50 vão ser recebidos e visualizados?

Os testes de entregabilidade são rápidos e fáceis de fazer. Vale a pena!

Conclusão

Chegamos ao final como campeões!

Depois de todos os pontos abordados, desde a credibilidade do IP até o passo a passo de como fazer um teste de entregabilidade, espero que tenha ficado claro como fazer e qual é a importância disso tudo.

Seus emails serão mais certeiros que as entregas do Papai Noel.

teste de entregabilidade

Vale deixar claro que existem ferramentas, como o próprio Reev, que te notificam se o email foi entregue e lido, o que pode facilitar na análise.

Email entregue não significa email na caixa de entrada, mas email lido pode significar alguma coisa a mais, pelo menos o lead viu o seu email.

As ferramentas de teste de entregabilidade estão aí para isso.

Vale a pena tirar aqueles dois minutos para fazer os testes e garantir a assertividade. Pode acreditar que isso vai te poupar várias horas no futuro.

Caso tenha ficado alguma dúvida, pode ficar à vontade para conversar comigo pelo email beatriz@reev.co.

Minha resposta vai chegar rapidinho porque meu teste foi nota 8.5/10 =D.

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