mulheres empreendedoras
Gestão

5 Mulheres empreendedoras para te inspirar

Como todos sabem, dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

Essa data comemora as grandes conquistas das mulheres ao longo dos séculos, a luta pela igualdade e pela obtenção de direitos, o combate ao preconceito e, sua ascensão no mercado de trabalho.

Mas você sabe por que é comemorado na data de hoje?

No dia 8 de março de 1857, em Nova York, operárias de uma fábrica de tecidos iniciaram uma grande greve. Elas paralisaram suas atividades, ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho.

Elas exigiam que a carga diária de 16 horas fosse reduzida para 10 horas e, que tivessem um tratamento mais digno.

Além disso, reivindicavam equiparação de salários com os homens, pois chegavam a receber até um terço do salário deles.

A manifestação foi recebida com muita violência.

As tecelãs foram aprisionadas dentro da fábrica e foram queimadas vivas. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas.

Esse foi um ato de extrema covardia praticado contra mulheres que estavam corajosamente lutando por seus direitos.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional das mulheres socialistas na cidade de Copenhague, Dinamarca, foi definido que o dia 8 de março seria considerado O Dia Internacional da Mulher em homenagem às tecelãs.

Em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

Desde lá, as mulheres vêm lutando por seus direitos e vêm conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade. Elas deixaram a exclusividade dos trabalhos domésticos para investirem em suas carreiras.

Mulheres empreendedoras

Há muito ainda a ser conquistado, mas é inegável que atualmente a mulher tem uma importância muito grande no mercado de trabalho.

As mulheres têm conquistado várias posições de destaque nos últimos anos, atuando como CEOs em grandes companhias, escritoras de grandes Best Sellers em business, fundadoras de consolidadas empresas e muito mais.

Por isso, selecionamos uma lista de mulheres empreendedoras para inspirar você.

Confere só essa lista incrível.

5 mulheres empreendedoras com histórias incríveis

Jill Konrath: a brilhante escritora que te ensina como vender mais

Mulheres empreendedoras

Jill Konrath é uma estrategista de vendas e palestrante. Além disso, Jill é autora de três best sellers em vendas.

Em 2005, publicou “Selling to Big Companies” – um manual de vendas para negociação de grandes clientes.

O livro retrata os desafios enfrentados nesse mercado que sofre constante mudança, apresentando ótimas estratégias para que os vendedores entrem em contato com os executivos tomadores de decisão.

“Selling to Big Companies” tem estado na lista dos 20 livros mais vendidos da Amazon desde 2006.

Em 2008, foi nomeado como um dos 8 livros de leitura indispensáveis para vendedores. Foi ainda nomeado pela Inc como um dos livros Top 10 “Como Vender” de todos os tempos.

Em 2010, Konrath lançou o SNAP Selling. Um livro para acelerar as vendas e conquistar mais negócios.

Escrito a partir da perspectiva de um cliente bastante ocupado, o livro pretende ser um guia para conseguir que os clientes parem o que estão fazendo e prestem atenção no que os vendedores têm a oferecer.

SNAP Selling  tornou-se o livro de vendas número 1 na Amazon horas após seu lançamento.

O livro foi premiado várias vezes. Dentre os prêmios, recebeu uma medalha de prata na categoria “Top Vendas” de livros pela Top World Sales.

Seu mais recente livro, o Agile Selling, foi lançado em 2014.

Além de escritora, Konrath é também uma frequente palestrante em conferências de vendas.

Ela compartilha suas estratégias, ajudando os vendedores a acelerarem a aquisição de novos clientes e a ganhar contratos maiores. Seus clientes incluem gigantes como a IBM, GE, Microsoft e Wells Fargo.

Como uma especialista em vendas business-to-business, as idéias e insights de Jill são onipresentes em vários fóruns.

Ela tem sido reconhecida por muitas realizações.

Mais recentemente, InsideView incluiu Jill na lista dos 25 líderes influentes em vendas pelo terceiro ano consecutivo em 2013. Ela também foi nomeada para a lista das 50 pessoas mais influentes em Sales Lead Management em 2009, 2010, 2011 e 2012.

Curtiu a trajetória de Jill Konrath? Então não deixe de ler seus livros e aprender um pouquinho com sua maneira brilhante de vender!

Mary Kay Ash: a rainha do emponderamento feminino

Mary Kay Ash é um ótimo exemplo de como empreender com propósito.

Ela se casou com apenas 17 anos e logo após teve seus três primeiros filhos. Quando seu marido foi lutar na Segunda Guerra Mundial, teve que se virar para garantir o sustento da família.

Após se divorciar, Mary começou a trabalhar no Stanley Home Product, uma loja que vende produtos para cuidados com a casa.

Ela trabalhou na empresa durante 25 anos e após ver um homem mais jovem, que ela mesma havia treinado, ser promovido em seu lugar, decidiu pedir demissão.

Cansada de viver em um mundo de negócios majoritariamente masculino, Mary Kay resolveu escrever um livro para ajudar outras mulheres a alcançarem sucesso no mercado de trabalho.

Durante a escrita do livro, ela fez duas listas: uma continha experiências vividas em empresas nas quais ela havia trabalhado e a outra continha o que ela achava que essas empresas deveriam ter feito melhor.

Ao rever as duas listas, percebeu que havia criado um plano de negócios completo para uma empresa dos sonhos, que seria capaz de proporcionar às mulheres potenciais ilimitados para alcançar sucesso pessoal e financeiro.

Com suas economias, no valor de 5.000 dólares, Mary Kay lançou sua empresa dos sonhos.

Criada em 1963, hoje a empresa Mary Kay está em mais de 35 mercados no mundo todo. As vendas dos produtos Mary Kay® correspondem aproximadamente a US$ 4 bilhões de dólares.

O que começou por ser um negócio criado a partir do desejo de emponderamento das mulheres, transformou-se numa das maiores empresas de venda de produtos para o cuidado da pele e maquiagem em todo o mundo.

Mary Kay realmente deixou seu legado ao inspirar, enriquecer e incentivar mulheres a realizar grandes feitos.

Uma das filosofias que Mary estabeleceu para a empresa, foi a de reconhecer as conquistas dos outros. Ela encorajava constantemente seus colaboradores a agirem como se cada pessoa que conhecessem tivesse um sinal à volta do pescoço que dizia:

Faça-me sentir importante.

Além disso, adotou a Regra de Ouro como princípio básico para seu negócio, tendo como guia a seguinte frase:

Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você mesmo.

Nenhum líder de sucesso em negócios foi tão único quanto Mary Kay Ash.

Sua mente brilhante e determinação foi reconhecida ao receber vários prêmios como o de “25 Mulheres Mais Influentes da América.” pelo The World Almanac e Book of Facts em 1985 e,  “A Mulher de Negócios mais Marcante do século 20” pela Televisão Lifetime em 1999.

Sua história é realmente inspiradora, não é?

Virginia Rometty: a embaixadora da IBM

Mulheres Empreendedoras

Virginia Rometty, conhecida como Ginni, formou-se bacharel em ciência da computação e engenharia elétrica. Após sua graduação, Ginni  trabalhou para o General Motors Institute.

Alguns anos mais tarde iniciou sua carreira na IBM como engenheira de sistemas – IBM é uma das empresas mais antigas e mais poderosas do mundo na área da informática.

Ginni cresceu rápido na companhia.

Esteve nas posições de Vice Presidente Sênior e Executiva de Vendas, Marketing e Estratégia na IBM.

Em 2012, ela se tornou a primeira CEO mulher da empresa, levando a IBM a investir em programas e softwares de análise de dados, cloud computing e tecnologia de inteligência digital.

Ginni é creditada por encabeçar a estratégia de crescimento da IBM colocando a companhia nas áreas de computação em nuvem e business analytics.

Nos últimos anos, Ginni está na liderança para preparar Watson – o computador que jogou Jeopardy! – para uso comercial. Watson é um computador capaz de compreender e responder à linguagem humana, e pode revolucionar a maneira como interagimos com as máquinas.

Ginni é sem dúvidas uma mulher de sucesso.

Foi indicada pela revista Fortune como uma das “50 mulheres de Negócios Mais Poderosas” por oito anos consecutivos, alcançando a primeira posição em 2012.

Além disso, alcançou o 15º lugar na lista de “100 mulheres Mais Poderosas do Mundo” da revista Forbes no mesmo ano.

Ginni ainda foi nomeada para o “Time 100” em 2012 , e foi incluída na lista das “50 Mais influentes” da revista Bloomberg Markets em Setembro de 2012.

Impressionante, não é?

Indra Nooyi: a grande líder da PepsiCo

Mulheres empreendedoras

Outra poderosa CEO é a Indra Nooyi. Em 2016, ela se tornou a primeira líder do sexo feminino na PepsiCo.

Indra nasceu em uma cidade no interior da Índia. Sua mãe desde cedo ensinou às filhas a serem confiantes e a acreditarem na capacidade de serem quem elas quisessem.

Segundo Indra, toda noite, no jantar, sua mãe pedia para ela e suas irmãs fazerem um discurso sobre o que elas fariam se fossem presidentes ou chefes de gabinete. A cada dia elas seriam líderes de lugares diferentes.

Indra diz que sua inspiração diária para manter a PepsiCo crescendo, está enraizada em um sentimento de rebeldia que ela desenvolveu quando criança, ao crescer em uma cidade socialmente conservadora na Índia.

Todas as manhãs você tem que acordar com um medo saudável de que o mundo está mudando, e uma convicção de que, para vencer, você tem que mudar mais rápido e ser mais ágil do que qualquer outra pessoa.

Ela iniciou sua carreira na Pepsi em 1994, sendo nomeada CFO em 2001 e, CEO em 2006.

Foi responsável pela revigoração da marca Pepsi, apostando em produtos mais saudáveis.

Indra diz que a empresa está se movendo mais veloz do que nunca, que estão rapidamente testando novos produtos e investindo nos que caem no gosto dos consumidores.

Diz também que para chegar onde ela quer a PepsiCo chegue é preciso estar disposta a tolerar mais falhas e executar ciclos mais curtos de adaptação.

Não é a toa que Indra alcançou a 15ª posição na lista da revista Forbes de “100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo” no ano de 2015.

Mesmo tendo nascido em uma sociedade conservadora na Índia, Indra conseguiu conquistar seu espaço e mostrar seu valor!

E você? Quais são as suas barreiras? Elas estão te impedindo de conquistar seus sonhos?

Margaret Whitman: a melhor gestora de tempo da história

Mulheres empreendedoras

Margaret Cushing Whitman, ou apenas Meg Withman como é conhecida, é uma executiva brilhante.

Já liderou inúmeras grandes empresas, como a The Walt Disney Company e a DreamWorks.

Whitman começou sua carreira na P&G e durante o treinamento, ela descobriu que a empresa não iria emitir cartões de crédito para seus estagiários do sexo feminino porque a empresa não achava que era seguro mulheres viajarem sozinhas.

Meg então levantou-se contra a política e fez com que a P&G mudasse sua atitude.

Meg Whitman também se atreveu a atuar na área política ao concorrer ao cargo de governadora da Califórnia, mas não foi eleita.

Foi considerada a quarta pessoa mais rica do estado da Calfórnia, com um patrimônio líquido avaliado em US$ 1,3 bilhões em 2010. Hoje seu patrimônio já é estimado em US$ 2,2 bilhões.

A maior parte de sua fortuna veio de quando foi CEO do eBay. Meg foi responsável por expandir a empresa que na época tinha apenas 30 funcionários e US $ 5 milhões em vendas para mais de 15.000 funcionários e US $ 8 bilhões em receita.

Hoje Meg Whitman é CEO da Hewlett-Packard Enterprise (HP) e ainda é diretora da Procter & Gamble (P&G). Em setembro de 2015, ela se juntou à bilionária Sheryl Sandberg no conselho da Survey Monkey. Ufa!

Como é que ela consegue dar conta de tudo isso, ein?

Com esse currículo mega extenso, Meg foi considerada a 15º mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, em 2015.

Conclusão

E aí curtiu nossa seleção de mulheres poderosas? Então bora se inspirar nelas e começar a fazer acontecer!

As mulheres já provaram que são tão competentes quanto os homens, mas ainda existem barreiras a serem vencidas.  Por isso, convido você leitor a se lembrar da relevância da mulher na sociedade não só apenas no dia 8 de março. Mas valorize o poder da mulher e a respeite durante os 365 dias do ano.

Compartilha aí nosso texto, e ajude a inspirar mais pessoas!

Leave a reply