Livros de marketing: conheça os 7 que mais importam

Se existe uma atividade que todo profissional de qualquer área deve estar fazendo, e que também deve ser feita durante toda a vida, é se manter atualizado. Uma possibilidade interessante e prazerosa é ler livros de marketing. 

Existem várias formas de se fazer isso, podendo ir desde cursos pagos até podcasts e ebooks.

Para mim, algo extremamente prazeroso, é pegar uma xícara de café, sentar na sala e ler um bom livro com conteúdo que valha a pena e me leve a ter uma performance melhor da próxima vez que for realizar certa atividade.

E pelas reuniões e conversas com clientes aqui na Outbound Marketing, percebo que não sou o único a incorporar o processo de leitura no dia a dia. Então, pensando nisso, decidi por fazer uma lista com os melhores livros de Marketing para vocês.

Alguns dos materiais, são livros de marketing clássicos, bestsellers e possuem tradução para português. No entanto existem livros que, de tão novos, não chegaram a ser traduzidos.

Como estamos falando sobre nos manter atualizado e sabendo que os melhores materiais do mundo são feitos em inglês, nem preciso falar muito sobre a importância de dominar a língua inglesa, não é?

Então vamos lá.



Os 7 melhores livros de marketing

1. Philip Kotler, Marketing 3.0

livros de marketing 3.0

O autor Philip Kotler possui mais de 57 livros escritos em sua carreira, além de ter escrito mais de 150 artigos sobre o tema.

Em 2005, foi selecionado como o quarto maior guru de negócios pela Financial Times (atrás de Jack Welch, Bill Gates e Peter Drucker) além de ser considerado pelo Management Centre Europe o maior dos especialistas na prática do marketing. Depois de saber disso, não tem como deixar passar esse livro de marketing, não é?

Em seu livro Marketing 3.0, o autor explicita e diferencia o marketing em três versões: o Marketing 1.0, 2.0 e 3.0. Essa última tendência do marketing é baseada em uma pesquisa sobre mudança de comportamento de consumo dos clientes.

Baseado no acesso a tecnologia, o novo cliente, tem maior acesso a informação e portanto maior decisão de compra. Isso torna necessário um novo posicionamento do marketing por parte de empresas com um foco maior, não mais somente no valor ou marca de um produto, mas na vida do cliente e valor que a empresa cria como um todo.

O que o torna mais interessante como um dos 5 livros de marketing é que os capítulos do livro são divididos entre “tendências, estratégias e aplicação”, tornando mais fácil praticar o que você está lendo.

Número de páginas: 208

Interessou? Confere esse resumo legal antes de correr atrás e comprar!

2. Al Ries and Jack Trout, Positioning: the battle of your mind

Positioning al ries- jack trout

Nessa obra os autores Al Ries e o Jack Trout cunharam o termo Posicionamento. Posicionamento é uma técnica usada para criar na mente do consumidor o que um produto, uma marca ou uma empresa é.

O objetivo desse livro de marketing foi lidar com a dificuldade de comunicação entre a empresa (ou qualquer organização) e o cliente final, envolvendo categorias como:

  • Características do produto;
  • Benefícios, soluções e necessidades atendidas;
  • Categorias de uso;
  • Comparação a um produto concorrente.

Se você já leu a biografia do Steve Jobs ou conhece um pouco da história da Apple, você sabe muito bem como os produtos da empresa eram (e inclusive são) posicionados como inovadores e feitos no estado da arte.

O livro também é recheado de exemplos práticos de organizações se posicionando de formas diferentes: desde se posicionar baseado na fraqueza de um concorrente até o posicionamento de uma organização reliogiosa.

Número de páginas: 224

3. Seth Godin, Unleashing the Ideavirus

livros de marketing seth godin

Não tem como você ser da área de marketing e vendas e nunca ter ouvido falar do Seth Godin. Autor de 18 bestsellers internacionais e traduzidos em mais de 35 línguas, possui tanto livros de marketing quanto livros de crescimento profissional.

Possui em seu currículo o livro de marketing mais vendido na década passada, o Purple Cow, mas não é dele que vou falar aqui. Quero falar de um ebook que durante muito tempo foi considerado o mais popular do mundo.

Em Unleashing the Ideavirus, o autor vai contra o marketing tradicional com sua tentativa de fazer a informação fluir do negócio para o cliente e acredita que é muito mais eficiente buscar formas de fazer a informação espalhar de cliente para cliente.

Nós damos o nome dessa estratégia, informalmente falando, de boca a boca (um modelo que pode ser caracterizado como marketing viral). Na obra o autor nomeia de Ideavirus e indica certas receitas para fazer isso acontecer.

Ele cita o caso do Hotmail que adicionava no final de todo email enviado, uma frase de convite para o receptor fazer uma conta gratuita e conseguiu um boom imenso em seu crescimento. Um segundo caso, é uma ferramente de vendas chamada Mailtrack. Na versão gratuita, ela sempre adiciona no fim do email que o mesmo foi enviado com a ferramenta. 

Número de páginas: 240

4. Robert Cialdini, Influence: The Psychology of Persuasion

influence robert cialdini

Esse é um livro de marketing que não é só para quem é da área. Até para pessoas que tem vontade de entender o mundo ao seu redor e como muitas vezes, segundo o livro, você pode estar sendo manipulado.

Robert Cialdini é um renomado psicólogo que precisou de décadas de pesquisa para escrever  o livro. Ele próprio diz que, um dos motivos para escrever a obra, foi sempre cair nas técnicas que abordadas na obra. A versão traduzida leva o nome de Influência: A psicologia da persuasão.

Além de um análise comportamental de aves (o que, acredite em mim, é bem interessante ) são explorados 6 princípios:

  • Reciprocidade;
  • Comprometimento e consistência;
  • Social proof;
  • Autoridade;
  • Afinidade;
  • Escassez.

O que trouxe ele para essa lista de livros de marketing é a quantidade de aplicações e verdade no que é dito. Por exemplo, Social proof é um princípio que diversas empresas usam em suas Landing Pages ou como tentarmos ser consistentes entre aquilo que falamos e aquilo que fazemos.

Número de páginas: 336

Quer saber ainda mais? O pessoal do 12minutos fez um resumo bem legal aqui!

5. Ann Handley,Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content

livros de marketing ann handley

É quase impossível falar sobre livros de marketing e não ter nada sobre criação de conteúdo. Aqui na Outbound Marketing, além de sermos especialistas no processo que leva o nome da empresa, nós também trabalhamos com marketing de conteúdo.

Essa é uma obra para você que busca através do conteúdo atingir seus resultados. E para isso é extremamente necessário escrever bem e isso que a autora promete ensinar aos leitores.

Ann Handley foi citada por nada menos que a Forbes como a mulher mais influenciadora sobre mídias sociais e além de ser colunista mensal para o Blog Entrepreneur.

De nossa lista de livros de marketing esse é o mais novo com pouco mais de um ano de publicação. Em português, o livro possui o nome de Regras de Conteúdo.

Mas como observação, leia o título do livro na imagem acima. É bem comum se você estiver criando conteúdo saber que existem vários textos na web focados em ensinar como criar um título bom. E a Ann soube bem como fazer isso.

Número de páginas: 301

6. Ryan Deiss, Invisible Selling Machine

Livros-de-marketing-emailCom certeza o melhor livro de email marketing que li. Ryan Deiss é um marketeiro que foca em fazer dinheiro através de marketing digital. Na Digital Marketer ministra cursos sobre diversas ferramentas de marketing.

Em seu livro Invisible Selling Machine, ele divide a abordagem para campanhas de email marketing em 5 fases:

  • Doutrinação
  • Engajamento
  • Ascensão
  • Segmentação
  • Novo engajamento

Apesar que os modelos citados tem foco para o mercado B2C, com um pouco de criatividade é possível implementar em diversas etapas do modelo B2B.

Caso queira saber mais sobre o tema, você pode ler nossos conteúdos sobre email marketing de resultados.

Número de páginas: 178

De novo um resumo prontinho para você aprofundar mais seus conhecimentos!

7. Crossing the Chasm, Geoffrey A.Moore

livros-de-marketing2Geoffrey A. Moore é um guru de marketing para empresas de tecnologia. Talvez você conheça a famosa curva de inovação ou curva em sino de adoção de novas tecnologias.

Nessa curva, o autor faz uma referência que, como no título,  “Cruzando o Abismo” significa passar da parte do mercado composta por Early Adopters e avançar em direção ao volumoso Early Majority.

O próprio autor define o market da seguinte forma:

  • Um quantidade atual ou potenciais consumidores;
  • para uma série de produtos ou serviços;
  • com uma ou mais necessidades comuns;
  • que se referenciam na hora de realizar a compra.

Isso não é nem a ponta do iceberg em termos de conhecimento que esse livro de marketing possui.

Número de páginas: 291

Conclusão

Um bom livro pode ser a diferença entre fazer o certo ou perder tempo com a estratégia errada. E isso não é diferente quando se trata de livros de marketing.

Pensando sempre que o que você precisa fazer agora já deve ter sido feito por alguém, é bom reservar um tempo para ler, aprender mais, até que isso se torne um hábito.

Caso você esteja com algum problema na área de marketing e vendas, mande um email para [email protected] e vamos conversar.


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