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[Infográfico] Planejamento de vendas: como o SDR aumenta sua conversão em mais de 200%

Não podemos falar de Outbound Marketing sem citar o SDR. Essa nova função, idealizada por Aaron Ross, revolucionou a organização da área de vendas. Além de assumir a qualificação dos MQLs, que é feita via demonstrações de produto, ele trabalha como consultor de cada um deles, levantando todas as dúvidas que surgirem na negociação e propondo soluções sem necessariamente efetuar a venda!

Graças ao seu papel na construção de confiança com o lead, o SDR passou a ser figura vital no planejamento de vendas de qualquer empresa. Seu trabalho de qualificação apurado é um dos responsáveis pelo aumento das vendas de companhias que adotaram os processo de Inbound e Outbound.

Sem ele no processo, a tendência é que os leads não sejam qualificados da forma ideal, pois o vendedor possui foco no fechamento de negócios, logo tende a não educá-los da melhor forma e o prospector ao assumir o escopo de trabalho do SDR, fica com dois indicadores para tomar conta: MQLs e SQLs, o que pode tirar seu foco e piorar o resultado de ambas KPIs.

Resumindo, segmentação é a chave do sucesso da estratégia de Outbound. Não é possível escalar o resultado comercial com o vendedor tomando conta de todas as funções ou o prospector acumulando atribuições que não sejam a primeira conexão. A ideia é que cada um dos membros do time de Outbound seja especialista no trabalho que desempenha. Você consegue imaginar 10 vendedores que são bons em prospectar, qualificar e fechar novos negócios?!

Baseado no que já falamos, conseguiu ver como o SDR é estratégico para o planejamento de vendas? Abrir mão dele não é opção para uma empresa que visa atingir altas taxas de crescimento!

Mas é claro, existem algumas perguntas em relação à atuação do SDR. Na prática, como ele aumenta a conversão em mais de 200%? Ele deve ficar no time de Marketing ou Vendas? Como é estruturado seu fluxo de trabalho? Quais são as técnicas que ele utiliza na qualificação dos leads?

Veja no nosso infográfico a resposta para essas e outras perguntas!

planejamento de vendas sdr

Bacana o trabalho realizado por ele, não?! O SDR é a prova viva de que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença!