O que você precisa saber para gerenciar um time de vendas
Vendas

O que você precisa saber para gerenciar um time de vendas

Apesar de não ser algo totalmente novo no mundo, a função de um gerente comercial é de extrema importância em qualquer empresa do mundo a não ser, é claro, no caso de ONGs (será que mesmo aqui isso pode funcionar? Vamos entender um pouco melhor mais pra frente).

Não importa se falamos de vendas, marketing ou produto, o desempenho de um time depende fortemente do gestor, que precisa fornecer os meios necessários para o sucesso do seu time.

O gestor possui uma posição única para motivar o seu time, sustentar e evoluir o processo que ele também precisa desenhar.

Pode parecer simples, mas na verdade isso é mais complicado do que parece (a teoria é bem diferente da prática…).

Os dias acabam sendo corridos e um gerente de vendas acaba deixando acompanhamentos e conversas que deveriam ser feitas com o seu time de lado…. e isso não pode acontecer.

Portanto, a primeira dica para gerenciar bem um time de vendas passa justamente pela comunicação bem alinhada.

Reserve o tempo que o seu time merece

Reserve o tempo que o seu time merece

Um gerente de vendas precisa tratar bem do seu time e garantir que a comunicação seja a mais alinhada possível.

Não basta apenas garantir que o seu time esteja apto a identificar problemas comunicá-los ao gerente.

A iniciativa precisa partir dele.

Já ouviram falar sobre “liderar através do exemplo?”

Pois é! Se você quiser que alguém faça algo, sirva como exemplo e tome a atitude que você quer que o seu time tome.

Portanto, para gerenciar bem um time de vendas, o gestor precisa acompanhar o seu time diariamente e, se possível, passar feedbacks em tempo real a respeito do que está sendo feito, pontos a serem melhorados, dicas, etc.

Mas será que isso é o suficiente!? Pode apostar que não!

Um outro ponto extremamente importante é o coaching. Nele, o gestor dedica parte do seu tempo para tratar de pontos específicos de cada uma das pessoas do seu time e, ainda, falar sobre pontos referente ao mercado, processo, etc., para que o seu time esteja ainda mais alinhado e qualificado para superar qualquer desafio.

[irp posts=”3765″ name=”Técnicas de Coaching: usando Agile Coaching para alcançar a evolução contínua”]

Você acha que treinar um time é algo que pode acabar não se pagando e que não vale a pena? Experimente só não fazer nada…

Por fim, manter o seu time motivado fará com que tudo ocorra de forma mais natural.

Celebrar publicamente pequenas conquistas, estipular metas desafiadoras, mas que não sejam impossíveis, falar socialmente do bom desempenho, etc., pode fazer com que o seu time se sinta valorizado e motivado a chegar lá!

[irp posts=”4272″ name=”Como transformar sua gestão em uma gestão de alto impacto”]

Alguém gerou um MQL? Celebre!

Dessa vez foi um SQL? Celebre!

Um novo cliente? Celebre, de novo!

Seja justo, consistente e mantenha um ambiente de qualidade

Seja justo, consistente e mantenha um ambiente de qualidade

Um outro ponto importantíssimo é ser o mais justo e consistente possível.

Valorize a meritocracia e deixe claro que o resultado será recompensado. Como falei anteriormente, acompanhar o time é algo essencial e isso precisa se refletir também nas decisões tomadas.

Dica rápida:

Gestor, saiba responder às perguntas abaixo:

  1. Será que todas as pessoas do time estão satisfeitas em seus postos?
  2. Será que todos estão nos lugares corretos?
  3. O resultado está aparecendo ou não?
  4. Existe algum problema interno ou externo (o coaching serve também para entender se existe algum problema fora do ambiente do trabalho que possa estar afetando o desempenho daquela pessoa)?

É muito importante que qualquer gestor saiba responder as perguntas acima para ter certeza que está tudo caminhando bem.

Se a resposta para as duas primeiras perguntas é Sim e para as duas últimas é Não, o problema é realmente com a pessoa e alguma ação deve ser tomada.

Agora, se a resposta para as duas primeiras perguntas é Sim e a terceira é Não, e para a última é sim, é papel do gestor entender o que está errado e ponderar junto com o time, caso não seja uma questão pessoal, o que deve ser feito para que o problema seja resolvido.

Caso um acordo seja feito e uma decisão tomada, um bom gerente de vendas deve manter tal decisão para todos da equipe e não adotar exceções. Isso acaba abrindo precedentes e algumas pessoas podem tentar tirar proveito da situação ou, ainda pior, o seu time pode acabar perdendo a confiança em você.

[irp posts=”4206″ name=”Aprenda como ser um gerente de vendas de sucesso”]

Outra dica importante:

Se você estabelece uma meta desafiadora (não impossível!) desde o início e deixa isso bem alinhado, o seu time vai acabar se adequando ao que foi estabelecido e vai começar a fazer de tudo para chegar lá!

[irp posts=”3498″ name=”O Guia Completo para definir metas de vendas”]

Quer motivar o seu time ainda mais? Estabeleça uma estrutura de comissionamento e um plano de carreira que transmitam exatamente o que você quer do seu time: Resultado!

Não deixe de acompanhar indicadores

Não deixe de acompanhar indicadores

Acompanhar indicadores é apenas uma das formas de garantir que o seu time de vendas está performando bem.

As outras formas são as mencionadas acima: coaching constante, comunicação aberta, recompensa social, servir de exemplo e mostrar como se faz, etc.

Saber como o seu time de vendas está segmentado e qual é o escopo de atuação de cada pessoa é essencial para um bom gerenciamento de um time de vendas, pois só assim o gestor saberá quais indicadores acompanhar.

O seu time ainda não está segmentado e você não sabe por onde começar? As opções são as seguintes:

1. Comece a entender um pouco mais como segmentar um time lendo os conteúdos abaixo:

2. Comece a entender um pouco melhor como definir e acompanhar indicadores lendo o conteúdo abaixo

3. Entre em contato conosco, garanto que podemos te ajudar a colocar todo esse conhecimento para rodar.

Conclusão

Vendas é uma área que certamente precisa ser liderada por alguém que sirva de exemplo e é basicamente este o resumo do texto que você acabou de ler. 🙂

Um time de vendas bem gerenciado precisa de alguém que saiba que o time é o principal responsável pelo sucesso e que para que esse sucesso apareça, essa pessoa precisa dedicar-se ao alinhamento das engrenagens dessa máquina e não se descuidar, mantendo-a sempre lubrificada.

Por fim, se você quiser saber mais ou se tiver algumas dicas de como gerenciar com excelência um time de vendas, deixe um comentário aqui embaixo.

Quero muito saber mais sobre a sua história!

cta ebook construa um ótimo time de vendas sem vendedores experientes