Marketing

Como gerar tráfego para seu site nos principais canais

Você sabe em quais canais de Marketing Digital o site de sua empresa está gerando mais tráfego?

Não é novidade nenhuma que gerar tráfego é necessário para poder gerar oportunidades de negócio na internet. Um site sem tráfego não gera visitas – e, por consequência, também não gera leads, oportunidades e vendas.

Mas como fazer isso? Como alcançar as pessoas certas e explorar as diferentes fontes de tráfego para ter sucesso?

Neste artigo, vou mostrar como fazer isso de forma a garantir resultados e também falar um pouco mais sobre cada fonte de tráfego e suas particularidades.

Tráfego orgânico

Tráfego orgânico são os acessos de usuários que encontram seus conteúdos em pesquisas no Google.

Uma das grandes vantagens do tráfego orgânico é que você pode usar e abusar dele de forma totalmente gratuita!

Para alavancar o seu negócio por meio do tráfego orgânico, existem três passos:

1º. Defina as palavras-chave do seu negócio

Em grande parte, o tráfego orgânico depende da busca de seus consumidores pelo conteúdo oferecido pela sua empresa.

O que movimenta essas buscas são problemas que os seus potenciais clientes têm e que podem ser traduzidos por meio de palavras-chavePor isso, é importante escolher as palavras-chave principais para seu negócio.

Há basicamente dois tipos de palavras-chave, e ambos são importantes. 

Head tail é um termo abrangente e geralmente bastante concorrido. Por exemplo, a palavra emagrecer.

Já o long tail é um termo mais limitado e que pode ser usado para entregar de forma mais específica a solução de seu negócio. Exemplo: dietas para emagrecer rápido e perder a barriga.

Como são mais fáceis de ranquear por terem menor concorrência, recomendo que você faça uma pesquisa de palavras-chave e defina as principais para o seu negócio apostando principalmente em long tails.

2º. Crie conteúdo de qualidade

O Google possui mais de 500 algoritmos para reconhecer o que é um conteúdo de qualidade. E, nos últimos tempos, seu algoritmo tem se aproximado cada vez mais do chamado “fator humano”.

Ou seja, foque em resolver o problema de sua audiência. Produza conteúdo sempre original, atualizado e relevante para seus canais digitais.

Quanto maior a qualidade, maior o sucesso, a visibilidade e a interação.

3. Invista em SEO

Já falei da importância de definir palavras-chave e produzir de conteúdo de qualidade e que entreguem soluções para sua audiência. Agora, você precisa aliar essas ferramentas com algumas técnicas de SEO para potencializar seu alcance.

É preciso garantir que suas páginas e posts possuam as palavras-chave dentro do conteúdo. Use essas palavras no título, no atributo alt das imagens, na descrição e também ao longo do texto, mas sem exagero e sem comprometer a qualidade do conteúdo.

Faça também o uso de links internos para as páginas de seu próprio site e de links externos para fontes confiáveis.

Além disso, invista em link building, que consiste em garantir que sites de qualidade apontem para o seu. Isso trará credibilidade para seu conteúdo, além de incrementar o número de visitas do seu site.

Tráfego social

Tráfego social corresponde a todas as visitas geradas por meio de interações sociais. Pode ser quando sua página compartilha links, quando seus seguidores compartilham seus links em suas respectivas linhas do tempo, quando compartilham esses links em comentários, etc.

Enfim, toda atividade social que traga visitantes para você está inclusa nesse item. E como implantar essa estratégia da melhor forma?

1. Esteja presente nas redes sociais que fazem sentido para seu negócio

Pesquise as redes sociais em que seu público está presente e nas quais vale a pena investir. Crie conteúdo específico para cada uma delas, com a linguagem adequada a cada uma.

É importante ter uma estratégia global de presença para fortalecer a identidade de sua marca e ao mesmo tempo trabalhar com a especificidade de cada rede social para tirar melhor proveito de todas elas.

2. Facilite o compartilhamento

Quanto mais fácil para os usuários compartilhar seu conteúdo em suas redes sociais, melhor.

Incentive seus leitores a compartilharem seus links, inserindo botões de compartilhamento ou pedindo para realizarem essa ação no próprio post.

3. Interaja com seu público

Redes sociais são interação – e interação é um caminho de mão dupla. Você deve falar e ouvir também.

Quando sua empresa dá voz ao seu público, ela garante uma fonte inesgotável de inspirações, que podem resultar em mais conteúdo de qualidade.

Incentivar o público a contribuir também gera o engajamento pelo senso de pertencimento. Portanto, ao compartilhar seus conteúdos, incentive o engajamento. Isso pode ser feito com uma pergunta, uma frase provocativa ou outra forma de impactar o usuário com esse compartilhamento.

como utilizar as redes sociais para prospecção

Também responda as perguntas que vão surgindo, seja por mensagens privadas como por comentários públicos. Em alguns casos, algumas respostas estão em outros conteúdos que sua empresa possui, e essa pode ser uma ótima forma de continuar gerando tráfego para seu site.

 

Tráfego de referência

O tráfego de referência é aquele que vem de outros sites. Em parte, ele é conquistado pelo link building, que já citamos acima.

Mas existem outras formas de garantir que sites com credibilidade apontem para o seu, fazendo com que sua empresa ganhe alguns pontos extras aos olhos dos consumidores e dos buscadores também. Conheça algumas das técnicas:

1. Escreva guest posts

Guest posts são conteúdos produzidos por você ou sua equipe para que sejam veiculados em canais externos. Como este post, da Resultados Digitais no blog da Outbound Marketing. 🙂

Podem ser veículos de imprensa especializados em sua área ou blogs, por exemplo. Tenha o cuidado de escolher canais com credibilidade e relacionados ao seu negócio para garantir o público certo.

2. Torne-se uma referência

Ao gerar conteúdo de qualidade sobre sua área, você se torna referência no mercado. Isso gera confiança no consumidor e outros sites apontando para as informações divulgadas por você.

Essa é uma excelente forma de construir uma imagem positiva e engajar clientes com sua marca.

Tráfego pago

O tráfego pago são os famosos anúncios. Redes sociais, Native Ads e Google AdWords são algumas opções para quem deseja um grande alcance em menos tempo. Mas é preciso fazer certo para dar certo.

1. Escolha os melhores canais

Onde você quer buscar clientes? No Google? No Facebook? No Instagram? No LinkedIn? Em outros sites?

Não basta anunciar em qualquer lugar, é preciso anunciar onde as pessoas certas terão acesso à sua mensagem.

Se você não sabe ainda qual é o melhor canal para seu negócio, faça testes. A vantagem da compra de mídia é que você pode começar com um orçamento relativamente baixo e ir, aos poucos, aumentando este orçamento para atingir públicos maiores.

Outra grande vantagem da mídia paga é que você consegue analisar detalhadamente todos os resultados. Portanto, após testar diferentes canais, avalie qual trouxe o melhor ROI (retorno sobre o investimento) para saber onde sua empresa deve focar esforços.

2. Mantenha seus objetivos em mente

Qual o objetivo da sua campanha? Gerar leads? Engajar a base atual? Vender?

Você só vai conseguir medir o sucesso de suas campanhas em mídia paga se tiver um objetivo inicial.

3. Direcione o público

Ao anunciar, garanta que seu consumidor seja direcionado à landing page certa para o anúncio que captou sua atenção.

Se ele clicou em um anúncio de um smartphone específico, não pode ir parar em uma página com todas as opções de eletrônicos da loja. Coloque-o no lugar certo e diga o que ele precisa fazer em seguida: baixar um cupom, fazer cadastro, entrar em contato etc.

tráfego

Quando um visitante aterrissa na sua página, precisa de apenas uma mensagem: faça isso.

Evite também direcionar o público para a homepage de seu site. Tente fazer com que o usuário, ao clicar em seu anúncio, realize a ação definida no objetivo.

Tráfego direto

Tráfego direto são as pessoas que chegam ao seu site sem passar por outros meios. Eles já o conhecem e sabem o que procurar. Para isso, eles precisam ter conhecido sua empresa de outra forma – e aqui entram algumas técnicas diferentes:

1. Coloque o endereço de seu site nos canais digitais

Suas redes sociais, aplicativos e outros canais devem ter o endereço de seu site visível e fácil de encontrar.

Assim, você facilita a vida de seus consumidores, que não precisarão buscá-lo em outro lugar.

2. Coloque o endereço em meios offline

O mesmo vale para canais offline: cartões de visita, informativos, flyers, entre outros materiais que sua empresa possa distribuir.

3. Escolha um endereço fácil de lembrar

Se o nome de seu site for de fácil memorização, as chances de que as pessoas lembrem dele aumentam. Por isso, trabalhe em um bom domínio e considere adquirir outros que possam ser similares.

Gerei tráfego e agora?

Não se engane e pense que sua estratégia está completa só porque seu site está gerando muito tráfego.

Na metodologia do Inbound Marketing, após atrair é preciso converter e relacionar. Dessa forma, crie pontos de conversão para captar o contato desses usuários e transformá-los em Leads.

Uma vez que sua empresa possui esses contatos, é possível criar um relacionamento mais personalizado com eles, distribuindo conteúdos de acordo com seus interesses e sua etapa na jornada de compra.

Ao manter um relacionamento com esses leads você garante que eles continuarão sendo parte do tráfego que seu site recebe. Além do mais, esse relacionamento é o que uma empresa precisa para educar o consumidor e prepará-lo para comprar seu produto/serviço.

Esse conteúdo foi escrito pelo André Siqueira, Co-Founder e Head de Marketing da Resultados Digitais. Se você não sabe, a Resultados Digitais é responsável pelo RD Station, a maior ferramenta de automação de marketing do Brasil. Inclusive, é a que usamos aqui na OTB!

Como a RD também é especialista em Inbound (e nós, em Outbound), lançamos juntos um super ebook para você unir as duas estratégias e conseguir muito mais resultados! Clique na imagem abaixo e faça o download grátis para conferir.