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Como gerar mais tráfego e usar SEO – Primeiros passos

Todos nós sabemos que o marketing de conteúdo é a menina de ouro da atualidade. Muito além de ser só um processo de escrita, temos diversas atividades que devem ser feitas e não são citadas, como SEO e promoção dos artigos (em mídias sociais, fóruns e outros canais).

Tudo isso faz parecer, às vezes, que as palavras agem magicamente para, sozinhas, gerar mais tráfego ao seu site. É nessas horas que eu repito para mim mesmo:

“Great content isn’t enough anymore.”

Traduzindo, significa: “Conteúdo de qualidade não é mais suficiente”.  Além disso, você precisa fazer um ótimo processo de análise, otimização e promoção para trazer mais tráfego. Por isso, decidimos criar esse texto explicando Como gerar mais tráfego e usar SEO.

São esses dois processos (o como analisar e o como otimizar) que fazem toda a diferença e muitas vezes não são citados. Nesse artigo vamos ter um foco maior na análise para a criação do conteúdo e como gerar mais tráfego, também dando dicas de otimização.

São quatro tarefas a fazer, não em uma ordem específica mas em qualquer momento e que levam a bons resultados.

Analisar os competidores

Assim como temos o cliente oculto no processo de Outbound, feito pela Inteligência Comercial, temos, em criação de conteúdo, a Análise de Competidores através de SEO para compreender a estratégia do seu concorrente e o que está levando-o a determinado resultado.

analisar competidores, analisar concorrência, se concentrar antes da luta

Analisar os competidores é se concentrar para a luta.

Podemos dividir essa avaliação em 4 fases:

  1. Identifique seus potencias competidores: Isso deve ser feito sempre no início de uma campanha de SEO e você não precisa só olhar para os concorrentes de mercado.   Procure também por competidores no ranking de buscas do Google, afinal alguma outra empresa pode buscar o mesmo perfil de cliente que você, apesar de oferecer uma solução diferente;
  2. Valide seus possíveis competidores: Nessa fase você deve verificar se eles estão realmente bem posicionados na busca do Google. Dê preferência às palavras chave de menor competitividade, pois elas representam novas oportunidades de trazer tráfego rápido e fácil
  3. Compare-se à concorrência: A comparação e pontuar aonde você está posicionado é o primeiro passo para definir uma meta para quantitativa que queira alcançar ou ultrapassar o seu concorrente. Observar métricas de visibilidade de motor de busca, como Tráfego Estimado, Número de Links Externos, Autoridade do Domínio, entre outras, dará compreensão e norte para sua estratégia;
  4. Selecione suas palavras-chave: Agora é o momento de analisar as etapas anteriores e selecionar suas keywords. Essa fase já direciona você para a próxima estratégia.

    Vencer concorrência, avaliar conteúdo,

    Você já começa fazendo assim com a concorrência.

Avaliar oportunidades de gerar mais tráfego

Avaliar a oportunidade de gerar tráfego é como mensurar o tamanho do mercado que sua empresa pode alcançar.

agrupar keyword, organizar e priorizar

Organize e agrupe suas keywords no campo de batalha de SEO

Você pode buscar no Keyword Planner do Google Adwords e saber a quantidade de buscas para determinadas palavras-chave.

O detalhe é ter paciência e criatividade para buscar, saber o desdobramento de cada uma delas e agrupá-las em categorias semelhantes.

Também é importante saber no processo de busca quais keywords não entram no seu escopo de tráfego.

Se você trabalha com vendas de serviços, você não quer relacionado na sua busca, palavras-chave como vendas de celular. Concorda?

Então escolha somente as que são relacionadas ao seu escopo de vendas e trarão leads qualificados.

Analisar conteúdo existente

Avaliar conteúdo sempre é um pouco assustador, uma vez que não existe uma metodologia clara para fazer isso.

Também é muito fácil esquecer de analisar os textos antigos dado a necessidade de estar sempre escrevendo informativos novos. Mas se você quiser alcançar um alto nível de tráfego, conversão e experiência do usuário, é necessário que isso seja feito.

Avaliar os artigos existentes não é simplesmente procurar por informações que já estão ultrapassados e removê-las ou atualizá-las. Você pode procurar por gaps entre eles, você pode achar um blog post que pode virar um ebook ou ser explorado de uma forma diferente com outros formatos de escritas.

De uma forma mais profunda, você deve entender a arquitetura de informação que traz as pessoas para o seu blog e o que deve ser melhorado.

Use as features do Analytics para avaliar a performance de seus posts e use sua criatividade também.

Analisar o conteúdo da indústria

Além da busca por palavras-chave que são relativas a sua indústria e que devem ser usadas para planejar o seu conteúdo, também é importante verificar qual o conteúdo está sendo compartilhado, curtido e que está conseguindo alto nível de engajamento.

Além de conteúdos Evergreen, aqueles conteúdos que são sempre relevantes para o leitor, você pode criar conteúdos pontuais e que se encaixam ao momento, aquelas novidades e notícias usadas apenas como forma de gerar tráfego extra.

É preciso uma análise recorrente do conteúdo, mas ter a mente atenta ao que está acontecendo já é um bom começo.gerar mais tráfego, bom conteúdo

3 táticas individuais que levam a gerar mais tráfego

Use a autoridade de blogs já estabelecidos como forma de gerar tráfego para o seu blog corporativo.

Pense sempre em relações de ganha-ganha, aonde você produz um texto de excelente conteúdo para alguém do seu nicho e em resposta você assina como autor expert na área que estão envolvidos.

Dicas: evite muitos links que redirecionem para o seu site, afinal, você está lá como parceiro.

Alcance influenciadores na sua indústria para construir uma audiência que seja expert no assunto que você está envolvido e busque obter feedback sobre o que está fazendo.

Além de criar algo que seja útil para seus clientes, você deve promovê-los para as pessoas.

Tenha um email pitch matador, que é uma apresentação escrita que explicite quem é você e sua empresa, o que você faz e porque isso é relevante para quem está recebendo. E que seja simples e mostre claramente qual é a relação de ganha-ganha para esses parceiros.

Facilite para qualquer influenciador falar sobre você. Sejam eles jornalistas, blogueiros ou promotores do seu produto e serviços.

Mantenha na sua página um pitch que facilite as pessoas entenderem e divulgarem para qualquer outra pessoa o que a sua organização está fazendo.

Faça um material simples e rico com um pitch de sua empresa, sua logo, como sua solução ou serviço funciona, cases e etc. O que você precisa é que qualquer comunicação sobre sua empresa seja simples e assertiva independente de quem a faça. Faz sentido?

Conclusão

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Não fique surpreso se depois de ter feito isso acontecer.

Neste artigo, apresentamos estratégias para entender o cenário que você está envolvido e planejar os primeiros passos em uma campanha de SEO com um dicas práticas para você gerar mais tráfego.

Estabelecemos as 4 tarefas que você pode fazer em qualquer fase de sua campanha para melhorar os resultados.

Foram elas: avaliar os competidores, avaliar seu potencial de tráfego, analisar conteúdo existente e da indústria. Você conhece alguma tarefa que também é essencial ao planejar uma campanha?

Também falamos sobre 3 táticas para gerar mais tráfego para sua página. Foram elas: Usar de blogs já estabelecidos e que estejam no seu nicho de trabalho, encontrar influenciadores para promover o seu serviço e facilitar a comunicação sobre sua empresa para esses influenciadores.
Caso você queira sugerir mais alguma tática para gerar mais tráfego, ou tirar alguma dúvida, comente abaixo e vamos conversar.

Ferramenta de ICP

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