Marketing

Ferramentas de marketing que utilizamos e recomendamos

Com tantas ferramentas lançadas diariamente no mercado para facilitar a vida da galera do marketing, é difícil muitas vezes escolher as que valem a pena utilizar. Afinal, toda ferramenta possui seu momento de aprendizagem e sair testando tudo que surge pode ser bastante improdutivo.

Se você quer conhecer as ferramentas que a equipe da Outbound Marketing utiliza com frequência, verifique mais abaixo:

Ferramentas de Métricas e SEO

1. SEMrush

Ferramenta paga para acompanhamento de keywords. É o braço direito de qualquer estrategista de conteúdo, pois possui o maior banco de dados de keywords em português para consulta e permite verificar o histórico do próprio site e sites concorrentes para entender qual a estimativa de tráfego. Além disso, é possível utilizar a ferramenta para prospecção ativa.

2. Screaming Frog

Ferramenta paga (o gratuito é muito limitado), que permite varrer todo um site e entender a estrutura do mesmo. Com isso, você pode identificar erros estruturais e fazer correções no seu site para otimização. É uma ferramenta básica pra quem quer iniciar otimizações técnicas em SEO.

3. Moz Bar

Ferramenta gratuita para verificação de autoridade de domínio. É uma extensão que se instala no Google Chrome ou Firefox. Além da verificação de DA (Domain Authority), pode-se verificar a PA (Page Authority) e os links internos e externos. É ainda mais útil pra quem é pagante do Moz Pro, porém que não recomendo pro Brasil ainda.

4. Moz Content

Ferramenta paga, porém com uma utilização gratuita no mês. Com essa ferramenta é possível saber qual o tamanho médio dos seus posts, qual faixa de tamanho de texto em palavras performa melhor, quais os melhores autores, quais textos têm mais shares. É realmente muito bom para um planejamento de conteúdo.

5. Link Assistant

Ferramenta gratuita e paga que é dividida em 4 partes, que são:

  • LinkAssistant – Ferramenta para encontrar oportunidades de link building externo. É uma tática antiga de SEO que, se não feita corretamente, pode acarretar em punições pelo Google.
  • Rank Tracker – Acompanhe as keywords do seu site. É um pouco pesada, é preciso ter um PC potente para um número grande de keywords, em geral acima de 100.
  • SEO SpyGlass – Ferramenta para conferir os backlinks que seu site tem. Muito boa.
  • WebSite Auditor – Ferramenta semelhante ao Screaming Frog.

Ferramentas de Backlinks

1. Majestic

Ferramenta gratuita e paga para verificação e acompanhamento de backlinks. Muito útil, especialmente para sites com maiores volumes de produção de conteúdo e guest posts, podendo verificar com maior precisão quais textos recebem mais links naturalmente. É um excelente aliado para fazer um balanço periódico do desempenho da estratégia de conteúdo.

2. SEO SpyGlass da Link Assistant

Ferramenta gratuita e paga. Confira os backlinks apontados para seu site usando as principais fontes de monitoramento de links da internet, entre elas o Majestic.

Ferramentas de Monitoramento

1. Google Trends

Ferramenta gratuita do Google para entender qual a busca por determinado termo ao longo do tempo. Muito importante para identificar tendências, ajudando a direcionar a criação de conteúdo.

2. Google Alerts

Outra ferramenta gratuita do Google. Essa é para acompanhar temos citadas na internet. Por exemplo, se sua empresa trabalha na área sucesso de clientes, você pode colocar um alerta para “sucesso de clientes” e acompanhar qualquer menção ao termo na internet.

3. Feedly

Ferramenta gratuita na qual é possível centralizar boa parte dos sites produtores de conteúdo para leitura. Com isso, você pode acompanhar facilmente sobre o que as empresas estão escrevendo, podendo cada vez mais produzir conteúdos contextualizados. Muito interessante para quem fala inglês e acompanha empresas americanas.

4. IFTTT

Ferramenta gratuita que te notifica caso uma regra que você determinou aconteça. Excelente para acompanhar hashtags e menções no Twitter. É possível salvar os resultados em planilhas, centralizando assim as ocorrências. São infinitas possibilidades.

5. Buzzsumo

Ferramenta paga, excelente para acompanhar menções de tópicos na internet, descobrir influenciadores e também entender qual tipo de texto performa melhor em um site. Com isso, você pode traçar uma estratégia de conteúdo para bater de frente com seus concorrentes.

Não é uma ferramenta para se utilizar no dia a dia, especialmente pelo valor, porém se sua estratégia for montada em períodos maiores (3 meses), vale a pena utilizá-la como ferramenta de apoio.

Ferramentas para Keywords

1. Keyword planner

Ferramenta gratuita do Google, a melhor para saber a quantidade de busca para um determinado termo e busca similares. Não oferece muito além disso, mas é um norte e deve ser usada para cada novo texto que for planejado.

2. Keyword Tool

Ferramenta gratuita que lhe mostra quais são as buscas associadas a um termo buscado. Por exemplo, se você buscar por “petit” no Google sem apertar enter, ele irá lhe mostrar “gateau”. Essas informações são importantes para o descobrimento de termos que são buscados juntos, especialmente para estratégias de keywords long tail.

3. SEMrush

Depois de passar pelas ferramentas 1 e 2, o SEMrush deve ser utilizado para reforçar a estratégia.

4. Rank Tracker da Link Assistant

Ferramenta gratuita e paga. Acompanhe suas keywords utilizando os recursos do seu computador. Muito bom para quem não quer investir no SEMrush logo de cara.

Ferramentas para Personas

1. Persona da Rock Content e Resultados Digitais 

Ferramenta gratuita para estruturação de personas. Boa para iniciar o processo e depois ir evoluindo com validações e pesquisas.

2. Persona Hubspot

Ferramenta também gratuita para criação de personas. É uma alternativa para quem não gostar da primeira.

Ferramentas para WordPress

1. Hotjar

Ferramenta paga para acompanhar heat maps, scroll maps e pesquisas. Muito boa pois reune tudo em um só lugar, o que torna o preço interessante.

2. SumoMe

Ferramenta gratuita com várias funções, entre elas social sharing, opt ins e heat maps. Um bom substituto para o Hotjar, para departamentos com poucos recursos.

3. AddThis

Ferramenta gratuita de social sharing e indicação de conteúdo. É esteticamente mais bonita que o SumoMe e não possui o branding da empresa.

4. WP Viral Quiz

Plugin pago para criação de quizes. Muito prático e bonito. Permite a captura de emails ao final do quiz, o que pode ser interessante para algumas estratégias de geração de leads.

5. Inline Related Posts

Plugin gratuito para recomendação de conteúdo dentro de um texto. Excelente para ser colocado em lugares onde seus leitores começam a abandonar a leitura.

6. Better Anchor Links

Plugin gratuito que permite incluir Anchor Links (índice) no começo de cada post. É bem útil para facilitar a navegação dos leitores em um post, especialmente para sites que produzem grandes conteúdos.

7. Google Analytics Dashboard for WP

Plugin gratuito e muito bom para acompanhar as métricas do Google Analytics logo no painel/dashboard do WordPress. Não perca tempo acessando o GA a todo momento e confira sempre seus acessos toda vez que for gerenciar seu site.

Conclusão

Espero que tenha gostado da nossa lista. Citamos apenas ferramentas que utilizamos e recomendamos para nossos clientes, portanto pode ter certeza que vale a pena conferir e utilizá-las.

Se tiver alguma sugestão, sou todo ouvidos! 🙂

Ebook Guia definitivo para montar o seu time de outbound

 

1 comment

  1. Joana Escarlatte 25 setembro, 2017 at 10:52

    Nossa, muito obrigada pelas dicas!
    Estou estudando esses assuntos na minha pós e vão me ajudar bastante a desenvolver projetos de marketing digital pra minha empresa!
    Uso atualmente o WordPress como minha plataforma de contato com leads, personas e clientes. Se me permite, queria deixar um guia (https://www.hostinger.com.br/tutoriais/tutorial-wordpress/) que me ajudou muito a montar meu próprio blog! Bj!

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