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Vendas

Os 4 Melhores Modelos De Emails De Vendas Para Você Transformar Um Não Em Um Sim

O que fazer se a sua cadência em vendas está tendo muitas respostas, mas poucas são positivas e com marcações de reunião?

O primeiro passo é não se desesperar, pequeno gafanhoto! Afinal, se você é um SDR, já se acostumou com a rejeição 🙂

Quando o assunto é vender, principalmente em outbound, é comum encontrar pessoas que não estão tão abertas para conversar.

No final do dia, ao prospectar de maneira ativa, nem sempre encontramos o lead no momento certo para avançar no seu processo de vendas.

Mas, se eu encontro um “não tenho interesse” na minha caixa de entrada, devo parar por aí? Paro de tentar me conectar e simplesmente desejo boas vendas ao prospect?

Não mesmo!

Um dos pilares em vendas é engajamento.

Ao deixar um email desse sem resposta, não só sua estratégia de prospecção vai parecer robotizada, mas seu prospect, definitivamente, não vai lembrar de você caso tiver interesse em conhecer mais sobre soluções como a sua no futuro.

Na minha época como hunter no Reev, utilizei alguns emails de vendas para responder o que aparentemente era um “não”.

Como minha primeira experiência em vendas foi aqui na empresa, não sabia exatamente como lidar nesses casos e tinha até vergonha, admito 🙂

Por outro lado, como todo mundo do time, tinha minha meta para bater todo mês e precisava aumentar a minha conversão.

Pensando nisso, como eu consegui reverter um não?

  • Vamos encarar a realidade: seu prospect acabou de rejeitar sua proposta inicial, é importante mostrar que você se importa e que está atento às necessidades dele.
  • Você não é um robô que só quer vender: é bem mais fácil ser rejeitado se você não consegue demonstrar que existe uma pessoa por trás dos emails e, além disso, uma quando você faz um contato humanizado, é bem fácil construir um bom relacionamento.
  • Mostre que você está focado na mesma coisa que seu lead: o sucesso dele.
  • Também existe a possibilidade de você ter entrado em contato com a pessoa errada: não se preocupe, acontece nas melhores famílias!

Queria então compartilhar com você alguns testes com emails de vendas que fiz do meu lado.

Se você gosta de dados, aqui está um benchmark: consegui aumentar a minha conversão em quase 40%!

Já pensou em aumentar a sua?

Só vir aqui comigo! 🙂

Como transformar um “não tenho interesse” em uma reunião marcada

O que fazer?

Oi {{primeiro_nome}}, tudo bom?

Muito obrigada pela resposta!

Só fiquei um pouco curiosa. Nós dois trabalhamos com vendas e sei que você já teve uma resposta “não tenho interesse” em algum ponto da sua carreira, né? 🙂

Sendo assim, será que você poderia me passar um feedback do por que você não tem interesse em um bate papo para que eu possa conhecer a {{empresa}} um pouco melhor?

Abraços!

Júlia

Por que funciona?

Todo salesrep sempre busca pelo sim. Ao mesmo tempo, morremos de medo do não. O que poucos vendedores se dão conta é que um não definitivo é bem melhor que um longo talvez.

Um grande exemplo disso é o “não tenho interesse”.

Será que o lead não tem interesse agora? Por quê? Será que ele já trabalha um concorrente meu ou ao menos sabe do que se trata minha solução?

Isso mesmo, seu lead acabou de te dar uma resposta mostrando que ele está em cima do muro. E nada melhor para ajudá-lo que esse template.

Além de trabalhar a geração de rapport, crucial em qualquer etapa da venda, o vendedor mostra em um email curto e simples que, na verdade, ele não quer simplesmente vender um produto e sim conhecer mais sobre o cenário do lead.

Afinal, esse é o objetivo da primeira call ou reunião: conhecer mais sobre o cenário do lead e validar se ele tem perfil.

Por outro lado, com esse email você consegue tudo que queria: um feedback.

Isso não só pode te ajudar a melhorar seu processo de prospecção, como pode te mostrar o motivo dessa resposta negativa, tornando muito mais fácil contornar quaisquer objeções para marcar a reunião.

“Ainda estou estruturando minha empresa” é uma boa resposta!

O que fazer?

Oi {{primeiro_nome}}!

Melhor ainda! Aproveitando que você não está naquela correria para bater meta, acho que é o momento perfeito para conhecer novas tecnologias para construção de processos comerciais.

Pelo que eu pesquisei da {{empresa}}, acho que você veria um ROI interessante em adicionar o Reev no seu stack de ferramentas.

Iria adorar ter alguns minutinhos para uma conversa rápida por telefone para entender melhor sobre seus planos e explicar o que fazemos e como fazemos.

Essa semana funciona para você, {{primeiro_nome}}?

Abraços!

Júlia

Por que funciona?

Nada melhor para um SDR do que conseguir testar seu discurso e suas técnicas de vendas em alguém que pode ter perfil, mas não está no momento certo.

Não vai ser com esse lead que você vai bater sua meta, mas quem sabe no futuro? Além disso, muito menos pressão e nervosismo sob o hunter, o que é ótimo para treinamento.

Pensando pelo lado do lead, um empreendedor que está começando um novo negócio, é sempre importante ter mentalidade de estudante e conhecer o que o mercado tem a oferecer.

Nada a perder para ambos os lados, não é mesmo?

Mas, assim como o maior diferencial competitivo em uma venda é um case de sucesso, vou te contar um caso em que esse email deu certo aqui no Reev.

Nas minha época como SDR, conversei com um lead que nem produto ele tinha ainda.

Como tinha acabado de receber uma nova apresentação comercial, achei que seria a oportunidade perfeita para testar meu novo discurso.

Foi assim que criei esse email.

Além dele ter me gerado uma reunião naquele momento, quase um ano depois do nosso bate papo, esse lead virou um novo cliente, graças ao Rafa aqui do time 🙂

“Não sou a pessoa correta para conversar” não é um não em emails de vendas

O que fazer?

Oi {{primeiro_nome}}, bom dia!

Muito obrigada por me avisar! Caso contrário, eu continuaria tentando falar com você 🙂

Normalmente, procuro conectar com gerentes de vendas/ diretores comerciais para entender como posso ajudar a aumentar seu faturamento e a eficiência do time de vendas.

Você saberia me indicar para a pessoa correta para conversar?

Só queria 15 minutinhos da agenda dele para aprender mais sobre como está seu processo de vendas e se conseguimos ajudar um ao outro de alguma maneira.

Abraços!

Júlia

Por que funciona?

Tudo que um SDR quer em outbound é uma reunião. Mas, antes disso, ele precisa de uma conexão efetiva com a pessoa certa para ouvir a conversa.

Esse processo é bem parecido com uma venda porta a porta. O primeiro passo é bater na porta e depois falar com quem abriu para te deixar entrar.

Para um time de inside sales que faz prospecção ativa, uma resposta dizendo que seu prospect não é com quem você deveria conversar é uma porta se abrindo.

Agora cabe ao vendedor usar suas técnicas para passar por essa porta e chegar na pessoa correta para marcar uma reunião.

Um ótimo jeito de conseguir isso é utilizando esse tipo de email, deixando bem claro qual o seu objetivo e porque estava tentando entrar em contato.

“Já uso outra ferramenta” ou “Já tenho outro parceiro nesse sentido”

O que fazer?

Olá {{primeiro_nome}}!

Que bacana que você utiliza a solução X!

Acredito que o nosso bate papo pode ser ainda mais produtivo, já que você tem um processo bem estruturado em vendas.

Além disso, como você tem bastante experiência, nada melhor do que colher um feedback contigo para que eu possa sempre melhorar do meu lado 🙂

Consigo 15 minutos seus na quinta-feira, {{primeiro_nome}}?

De qualquer forma, se você não achar interessante conversar por agora, sem problemas!

Todos os meus contatos estão na minha assinatura. Vai ser um prazer conversar com você no futuro 🙂

Abraços!

Júlia

Por que funciona?

O seu lead acabou de te responder falando que só não tem interesse em conversar com você porque ainda é cliente do seu concorrente.

Você não pode deixar isso passar em branco!

Mesmo para prospecção outbound, a maior parte da decisão de compra do lead já está tomada antes mesmo da primeira reunião.

Por isso, um dos maiores diferenciais de um bom vendedor é construir um relacionamento com o comprador, uma vez que uma boa experiência de compra é um forte influenciador na hora H.

Esse email faz exatamente isso: engajamento em vendas. Ele é insistente, mas não é inconveniente e é casual sem ser imaturo.

De novo, tudo se resume em rapport. Ao gerar empatia com o lead, mesmo que não seja interessante conversar com você nesse momento, quem sabe no futuro?

Vai por mim, a taxa de resposta dele vai te surpreender!

P.S: Posso te mandar um email?

Uma vez por semana mandamos um email com o nosso melhor conteúdo.

Não quero te incomodar de maneira nenhuma, só mandamos o que realmente pode elevar seu jogo em vendas 🙂

De qualquer forma, queria saber de você: o que achou desses templates de emails de vendas? Quais você responderia e por quê?

Caso tenha alguma dúvida ou só queira bater um papo, só dar um oi no julia@reev.co, comentar aqui embaixo ou me chamar lá no LinkedIn.

Vai ser ótimo te conhecer um pouco melhor!

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