13 tipos de conteúdo que fazem muito sucesso no Facebook

13 tipos de conteúdo que fazem muito sucesso no Facebook

De acordo com o seu anúncio mais recente, o Facebook tem 1,59 bilhão de usuários, sendo que 65% deles fazem login na Rede Social todos os dias.

Um número de cair o queixo, não é mesmo?

E, com tanta gente na plataforma criada por Mark Zuckerberg (leia-se: com uma produção de conteúdo incessante), não é de espantar que donos de fan pages quebrem a cabeça para encontrar maneiras de chamar a atenção dos usuários.

Foi pensando justamente nisso que criamos este post.

Nos próximos parágrafos, vamos falar sobre engajamento e os tipos de conteúdo que mais fazem sucesso no Facebook.

Acompanhe:



O que é engajamento

Ao contrário do que muita gente pensa, engajamento não é apenas o número de curtidas em uma postagem nem a quantidade de compartilhamentos de um conteúdo.

O engajamento se trata, na verdade, do envolvimento, da interação e do relacionamento das pessoas com uma marca.

Ainda assim, é preciso medi-lo de alguma forma, certo?

Por esse motivo, as interações se tornaram uma das principais variáveis do algoritmo do Facebook.

Nesse caso, a rede social leva em conta as ações dos seus usuários para aumentar o alcance de determinado conteúdo.

A plataforma de Zuckerberg está de olho em:

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Cliques em links;
  • Visualizações de vídeos;
  • entre outras interações.

Se você parar para pensar, há uma lógica em tudo isso.

Afinal de contas, uma postagem com muitas curtidas, comentários ou compartilhamentos pode, sim, ser mais relevante para várias pessoas.

A importância do engajamento

OK, e por que o engajamento é tão importante? Por que estamos sempre tocando nesse assunto?

Simples: porque quanto maior for o engajamento das pessoas, maior é a chance de reforçar o relacionamento entre marca e a sua persona.

Além disso, cresce o tráfego do site ou do blog da marca, a popularidade da empresa, ajuda em SEO e, consequentemente, o número de clientes.

Os tipos de conteúdo que geram engajamento

Depois de entender o que é engajamento e por que ele é relevante, estamos preparados para listar os tipos de conteúdo que fazem sucesso no Facebook.

Sem mais delonga, vamos a eles?

1. Citações

Falas de filmes, trechos de livros, versos de músicas… Engraçadas, motivacionais, emocionantes… 

Não importa a sua fonte nem o seu estilo, as citações costumam ser as líderes no ranking de conteúdos mais compartilhados no Facebook.

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A Rock Content sempre posta citações relacionadas à área de Marketing.

Lembre-se apenas de usar citações de temas ou de pessoas relacionadas à sua área, OK?

Por exemplo: se a sua página é sobre administração de negócios, que tal usar citações de empresários bem-sucedidos nesse campo?

2. Concursos

Uma fan page que promove concursos com frequência é muito visitada. Claro, pois os usuários sempre retornem à página para saber se há alguma novidade.

Além disso, os concursos são ótimas estratégias para dar um up no engajamento, já que alguns exigem curtidas, compartilhamentos e o famoso “marque um amigo nesta postagem” para que as pessoas participem do sorteio.

3. Convites para interação

Os convites para interação são outro tipo de postagem que geram muito engajamento na rede social de Mark Zuckerberg.

Isso acontece porque as pessoas gostam de se expressar e de dar vazão à sua criatividade.

Um usuário podem ver o que os demais estão dizendo e, assim, é capaz de entrar na conversa para concordar, para discordar ou para apresentar um ponto de vista totalmente diferente.

Quer dizer: se essa pessoa puder fazer isso na sua página, tanto você quanto ela saem ganhando!

4. Dicas

Muitos usuários da internet têm problemas, e praticamente todos eles usam a rede mundial de computadores para encontrar uma solução.

Então, por que não aproveitar esse “fenômeno” para ajudá-los?

Para isso, você vai precisar observar quais são as principais questões do seu público e apresentar algumas orientações para tornar a vida dele mais simples.

Você pode ter certeza de que eles vão ficar muito gratos!

5. Histórias

A contação de histórias, também chamada de storytelling, é um recurso poderosíssimo.

Mas o que é contar uma história no Facebook?

Bom, você pode criar um storytelling na rede social ao:

  • Mostrar os bastidores do seu negócio;
  • Apresentar as pessoas que fazem parte do seu quadro de funcionários;
  • Publicar cases interessantes;
  • Entre outras ideias.

As histórias têm melhor índice de engajamento quando são postadas no formato de vídeo. No entanto, isso não quer dizer que você não pode usar textos e imagens para Facebook.

6. Imagens

“Uma imagem vale mais do que mil palavras.” Os anos passaram, o Facebook foi ao ar, e esse ditado continua valendo.

As postagens com imagens têm índices de engajamento muito melhores do que os posts com texto, porque elas chamam a atenção dos usuários.

Sendo assim, é extremamente importante saber escolher as imagens para Facebook, de forma que elas sejam coerentes com o texto ou com o link que acompanham.

Elas também podem ser publicadas sozinhas, nos mais diversos formatos:

7. Links

Basicamente, existem 2 maneiras de postar um link no Facebook:

Links com imagens

A primeira,  e mais recomendada, é o formato com uma imagem para Facebook.

Ao clicar na imagem, o usuário é direcionado à página de destino.

Links em textos

A segunda é a postagem do endereço do link no texto.

Esse tipo de link não é visualmente atraente, pois as URLs costumam ser extensas e, dessa forma, “poluem” a postagem.

Ainda assim, é possível contornar a situação com um encurtador de endereços, como:

8. Memes

Acredite: os memes (imagens para Facebook ou vídeos, geralmente com tom humorístico, que se popularizam por meio da internet) são uma das principais formas para aumentar o engajamento do público no Facebook.

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O Nubank soube explorar o meme “logo eu” e teve ótimo engajamento!

Como os memes surgem diariamente, é preciso ficar muito atento, pois a qualquer momento pode haver uma novidade.

Além disso, não é indicado usar memes antigos, pois isso é o mesmo que rir atrasado de uma piada.

9. Perguntas

Você sabia que as pessoas se sentem naturalmente impelidas a pensar em uma resposta quando se deparam com uma pergunta?

Agora que você já tem essa informação em mãos, que tal usá-la para aumentar o engajamento da sua página?

Ao ver uma frase interrogativa, o usuário vai se sentir atraído e, possivelmente, vai deixar uma resposta.

Isso significa que haverá um comentário e, consequentemente, mais alcance para a sua postagem.

Publique perguntas breves, pois assim elas não serão ignoradas no feed de notícias.

10. Postagens compartilhadas

Se você acredita que compartilhar conteúdo criado por outras páginas não é legal, reveja as suas ideias.

No marketing digital, quem vem em 1º lugar é o usuário, e não a sua marca.

Sendo assim, se alguma outra página publicou algo relevante para o seu público, não tenha medo de compartilhar o conteúdo — com os devidos créditos, é claro.

Esse tipo de atitude mostra que você está interessado em resolver os problemas das pessoas mas também, o que é excelente para a imagem do seu negócio.

11. Temas em alta

Assim como os memes, os temas em alta também têm ótimo desempenho quando o assunto é engajamento.

Como velocidade com que a informação circula é muito alta, é preciso ficar de olhos bem abertos para acompanhar as novidades e as tendências que surgem a cada momento.

De certa forma, elas só são interessantes quando se mantêm populares entre os usuários.

Uma opção é sempre acompanhar grandes eventos e assuntos polêmicos.

Outra alternativa é contar com a ajuda de ferramentas especializadas, como o Google Trends e o trends24.in, site que reúne os trending topics do Twitter.

12. Trivias

As trivias são perguntas com resposta em múltipla escolha que divertem os usuários e alavancam o número de comentários na postagem.

Com as reações do Facebook (curtir, amar, rir, impressionar-se, entristecer-se ou se irritar), muitas páginas passaram a usar os emojis para realizar trivias.

Por exemplo: “clique em ‘curtir’ para a resposta A e ‘amar’ para a opção B”.

13. Vídeos

Por último — mas não menos importante — estão os vídeos.

Esse tipo de material tem as maiores taxas de compartilhamento na rede social de Mark Zuckerberg.

Isso acontece graças ao recurso autoplay (reprodução automática, em tradução livre), que chama a atenção do usuário.

Então, pegue uma câmera e comece agora mesmo a produzir vídeos relevantes e ligados ao seu negócio.

É importante tomar cuidado, pois os vídeos publicados diretamente no Facebook têm índices de engajamento muito melhores do que aqueles que foram hospedados em outros sites, como o Vimeo e o YouTube.

Agora você sabe o que é engajamento, entende a sua importância e conhece alguns tipos de conteúdo que podem ajudar no envolvimento, na interação e no relacionamento das pessoas com a sua marca.

Não perca mais tempo e comece a produzir esses materiais para a sua página no Facebook, lembrando-se sempre que eles devem ser relevantes para o seu público.

Caso contrário, o seu esforço não vai adiantar nada, OK?

Este post foi produzido pela equipe da Rock Content, a maior especialista em Marketing de Conteúdo do Brasil. Se você gostou desse post sobre os tipos de conteúdo que geram engajamento no Facebook, dá uma olhada no blog deles.

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19 Comments

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