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Como fazer uma introdução de email e impressionar o lead logo nas primeiras linhas?

Há 1 ano, quando entrei para o time de marketing da Outbound, recebi o desafio de reestruturar todos os nossos fluxos de nutrição de inbound.

De lá pra cá muita coisa mudou na forma como interagimos com os leads. Mais de 200 emails foram escritos, mais de 30 fluxos de educação foram criados.

Mas se tem uma constante nesse processo é testar, otimizar e estudar para escrever emails cada vez melhores e que gerem mais engajamento.

O objetivo do email, tanto de nutrição quanto de prospecção, é fazer com que o lead avance para o próximo passo.

Se ele desiste de continuar lendo logo na primeira linha, tem algo de errado!

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Quero ajudar você a fugir do tradicional:

Olá, meu nome é Fulano e trabalho para a empresa XYZ.

A sua introdução de email pode ser muito mais que isso.

Não desperdice a oportunidade de aumentar a curiosidade do lead, estabelecer confiança e gerar valor logo nas primeiras linhas.

Se você quer descobrir como criar uma abertura de email poderosa, que chame a atenção dos leads e faça com que eles queiram ler mais, continue lendo este texto e comece a testar essas 5 técnicas poderosas.

Para quem chegar até o final deixei uma dica bônus 🙂



Vocês tem alguma conexão em comum?

Já pensou em pedir indicações para seus clientes?

Se na sua introdução do email você menciona alguém que o lead conheça e confia, isso aumenta sua credibilidade e relevância. A sua abordagem deixa de ser fria imediatamente.

É claro, só faça isso se tiver a autorização de quem você está citando, mas uma vez que você tenha conseguido a indicação, vai ver o quanto essa técnica é poderosa.

Você pode usar essa conexão de formas diferentes, afinal, você tem abertura para desmonstrar como você ajudou o seu cliente, a conexão comum entre você e o lead.

Eu tenho trabalhado com a [Conexão X] em … e tem dado muito certo.

A [Conexão X] disse que eu deveria falar com você.

Mencione algo que vocês compartilham

Você não tem uma conexão sólida com o lead? Tudo bem, vocês provavelmente têm algo em comum.

Você pode usar vários detalhes para estabelecer uma conexão, gerar rapport e construir um relacionamento. As pessoas tendem a gostar de outras pessoas que as lembrem de si mesmas.

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Quando pensamos em cold mails, você provavelmente ainda não sabe muito sobre o seu lead. Uma boa maneira de encontrar algumas informações são as redes sociais, como o LinkedIn.

Mas cuidado para não usar informações pessoais demais e acabar assustando o lead. O excesso de detalhes pode dar a sensação de perseguição. Seu lead vai querer sair correndo!

Soube que você também estava no [Nome Do Evento]. Gostaria de ter encontrado você lá para falarmos sobre [Assunto em Comum].

Faça um elogio

As pessoas adoram saber que seu trabalho é admirado ou que suas realizações são notadas. Uma recente promoção ou alguma premiação são aberturas perfeitas para parabenizar e, possivelmente, desencadear uma conversa.

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O LinkedIn faz com que isso seja fácil.

Além de conseguir encontrar várias informações sobre o lead (cargo, empresa, conexões em comum), você ainda é notificado sempre que algum dos seus contatos é promovido.

Prospectar leads no LinkedIn, uma rede social tão completa em informações, pode ser a chave para o sucesso da sua prospecção.

Você também pode usar um texto que o lead tenha escrito, um webinar que ela tenha participado, ou algum outro tipo de conteúdo para personalizar a introdução do seu email.

Tente encontrar alguma coisa que esteja ligada ao seu produto ou serviço, essa é uma ótima maneira de criar uma conexão e abrir a conversa.

Nosso bate papo no The Sales Follow Up foi fascinante, eu realmente gostei dos seus pensamentos sobre XYZ.

Parabéns pela sua recente promoção na [Empresa X]!

Ofereça uma visão diferenciada do problema

Essa é uma ótima maneira de começar o seu email, mas não deve ser utilizada no primeiro contato e nem no último.

Você pode usar uma estatística ou um fato interessante sobre o setor do seu lead para destacar seus conhecimentos e a sua solução.

Outra ideia é usar conteúdo de alta qualidade, como um documento que não esteja disponível online ou um diagnóstico sobre a situação específica do lead.

Simplesmente entregar valor sem pedir nada em troca. 😉

No Flipchart Friday #22, o Arthur, nosso CMO, deu ótimas dicas sobre como usar seus conteúdos de maneira integrada com outbound e gerar ainda mais resultados.

Experimente o efeito Zeigarnik

O efeito Zeigarnik é aquela sensação incômoda que sentimos quando deixamos alguma coisa inacabada. Aplicado em emails de prospecção, é quando você estimula a curiosidade do lead para que ele continue lendo.

Quando você constrói as primeiras linhas do seu email buscando despertar a curiosidade do lead é muito mais provável que o lead continue lendo.

Além de ter a curiosidade despertada, o lead tem a sensação de que ele precisa terminar de ler, ou deixará aquela tarefa como inacabada.

Quer um exemplo?

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Ainda que sejam clichês, algumas chamadas em redes sociais aumentam bem a taxa de clique na postagem.

15 dicas sobre XYZ. Você não vai acreditar na dica 12!

Quando alguém vê esse tipo de comunicação, ela clica no conteúdo nem que seja para rolar até a 12º dica e descobrir o que é.

Mas cuidado para não criar falsas expectativas, não prometa algo que não será entregue! Afinal, além do clique você quer a conversão.

Ao usar essa estratégia, busque compartilhar algum case de sucesso da sua empresa e faça isso de forma pessoal.

Eu salvei a empresa de um cliente e o fiz economizar US$ 100.000,00 em uma semana com um truque simples.

Estruturei mais de 127 processos de vendas. Sabe o que eu gostaria de saber quando comecei?

Bônus: como fazer uma introdução de email personalizada que gere valor?

Quando você escreve um email de prospecção é fundamental personalizá-lo além das tradicionais variáveis Nome, Empresa e Cargo.

Seu cliente não pode confundir a sua abordagem com uma abordagem de email marketing ou spam.

Quando você for escrever emails procure não parecer óbvio, as pessoas decidem ler ou não em apenas alguns segundos.

Não gaste o tempo dos leads falando sobre você ou sobre a sua empresa. Fale sobre o seu lead e sobre o que ele vai ganhar ao te dar atenção.

Cada uma das dicas desse texto dependem de você gerar valor para o lead, falar sobre assuntos de acordo com o contexto dele e, ao mesmo tempo, criar um ponto em comum para o próximo passo.

E você, como escreve a introdução dos seus emails? Já pensou nessas dicas? Conte para gente nos comentários 🙂


Originalmente publicado no blog da Growbots, contextualmente modificado pela Outbound Marketing ????

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