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Marketing

Como captar leads no LinkedIn? Um passo a passo completo

O LinkedIn é hoje a principal rede social corporativa do mundo com cerca de 500 milhões de usuários cadastrados no mundo e 30 milhões só no Brasil.

Isso mostra o enorme potencial que a rede social pode oferecer, tanto para fortalecer sua rede de contatos quanto para encontrar potenciais clientes para a sua empresa.

Mas você sabe como utilizar o LinkedIn para extrair tudo que ele pode oferecer?

Neste texto, vou apresentar algumas dicas sobre como você pode tornar o seu perfil mais atraente e como utilizar o máximo dos filtros de busca para encontrar os seus leads ideais!

Como otimizar o seu perfil no LinkedIn?

Vamos começar falando sobre o seu perfil.

O LinkedIn é uma rede social e como tal a ideia principal é que as pessoas estabeleçam relações, troquem ideias, sejam relevantes umas para as outras.

O seu perfil deve conseguir refletir quem você é, quais são as suas conquistas profissionais, o valor que você conseguiu gerar para as empresas em que trabalhou e/ou nos projetos sociais em que ajudou e quais são seus interesses.

A primeira informação do seu perfil é a sua foto. Escolher uma foto adequada é muito importante!

Quando eu digo adequada, estou me referindo à qualidade da imagem, que deve ser nítida o suficiente, por exemplo, para que aquela pessoa que te viu em um evento possa te reconhecer.

Deve ser uma foto que remeta ao seu ambiente de trabalho, em que você esteja sozinho e que dê destaque para o seu rosto.

Outra dica é deixar em destaque no seu perfil quais são suas áreas de atuação e suas áreas de interesse. Isso ajuda as outras pessoas a saberem, numa primeira batida de olho, se faz sentido se conectar com você.

Sendo assim, é importante colocar o máximo de informações relevantes sobre sua carreira, seus assuntos de interesse, sobre os locais onde estudou, quais cursos você fez, suas habilidades e, claro, falar um pouco sobre você.

Temos um vídeo do Flipchart Friday que fala um pouco sobre como otimizar o seu perfil no LinkedIn e utilizá-lo para prospecção. Dá só uma olhada:

Como ter um perfil relevante?

Para ser relevante você precisa ter um perfil otimizado. Nisso as dicas que eu já passei aí em cima vão te ajudar.

Você também precisa ter uma rede de contatos ampla e engajada com o seu perfil, ou seja, que curta suas publicações e compartilhamentos e que participe com comentários.

Mas não adianta você sair por aí adicionando qualquer pessoa!

Você precisa focar em adicionar pessoas que estejam relacionadas com sua atuação profissional, que sejam colegas de trabalho, clientes, possíveis clientes e referências nas suas áreas de interesse.

Isso vai aumentar a probabilidade dessas pessoas e das conexões dessas pessoas estarem interessadas naquilo que você publica e compartilha, se sentindo convidadas a interagir com você.

É muito importante publicar conteúdos de qualidade que sejam relevantes e é fundamental que isso seja feito periodicamente porque assim seus posts aparecerão frequentemente no feed das suas conexões e das conexões delas.

Assim você estará construindo uma imagem de autoridade na área e mais pessoas interessadas nos temas que você trata tenderão a se conectar com você.

Outra dica muito importante é: construa relações verdadeiras.

Ainda que seu interesse seja fazer negócios e vender o seu produto, o LinkedIn é uma rede social e as pessoas esperam trocar experiências, aprendizados e informações úteis.

Procure se conectar verdadeiramente com as pessoas, inicie conversas relevantes, gere valor para sua rede.

Em pouco tempo você perceberá que essas conexões serão mútuas e você começará a sentir o valor gerado pela sua rede para você e para os seus negócios.

Como utilizar o LinkedIn para encontrar os leads ideiais?

Agora que você já tem um perfil otimizado, construiu uma rede relevante e já começou a movimentar o seu perfil com posts e compartilhamentos, está na hora de procurar ativamente os seus leads.

O primeiro passo é definir o seu ICP, ou Perfil de Cliente Ideal. Caso você tenha dúvidas sobre como fazer isso, temos um Gerador de ICP que pode te ajudar.

Com o ICP definido está na hora de conhecer os filtros que o próprio LinkedIn oferece e como utilizá-los.

Um passo a passo completo

Na barra superior do LinkedIn existe o campo Pesquisar. Clicando nele, você deve selecionar Pessoas e depois a opção Todos os filtros.

como captar leads do linkedin filtros

Com os filtros do LinkedIn você consegue segmentar sua busca por localidade, setor, nível de conexão, empresa atual ou anterior, idioma do perfil, entre outros.

As possibilidades de segmentação no LinkedIn são mais limitadas que as oferecidas pelo LinkedIn Sales Navigator, mas ainda permitem que você faça uma busca bem direcionada.

Nesse vídeo do Outbound Reviews você consegue comparar os filtros oferecidos pelo LinkedIn Sales Navigator e avaliar se vale a pena fazer o investimento numa plataforma mais robusta nesse momento.

Além dos filtros padrão do LinkedIn, é possível utilizar operadores de busca booleana no campo de pesquisa.

A principal vantagem desse recurso é endereçar pessoas pelo cargo, filtrar pela área e excluir dos resultados pessoas que estão, por exemplo, em busca de emprego.

Confira abaixo um exemplo:

(diretor OR gerente OR diretora) AND (tecnologia da informação e serviços OR TI) NOT (recolocação OR oportunidade OR emprego)

A ideia de utilizar esses operadores boleanos é especificar ao máximo as particularidades da busca.

Alguns operadores são bem conhecidos da lógica de programação, mas vou explicá-los para você entender melhor, caso nunca tenha visto por aí.

OR: utilizado para gerar alternativas

No exemplo, eu utilizei algumas palavras que remetem a um cargo de decisão e, basicamente, peço ao LinkedIn que exiba pessoas com cargo de diretoria OU gerência.

Ele me mostra nos resultados qualquer pessoa que o cargo atenda a algum dos dois critérios.

AND: utilizado para especificar mais

Utilizado para combinar vários critérios que remetem, por exemplo, à área da pessoa e ao cargo, e especificar mais os resultados.

No exemplo, a área de interesse da minha busca é TI, por isso usei as variações tecnologia da informação e serviços e TI.

Na lógica, juntando o cargo e a área, o LinkedIn retorna resultados com pessoas que estão em um cargo de decisão E que são da área de TI.

NOT: utilizado para excluir critérios dos resultados

Por fim, para gerar uma lista mais objetiva, quero trazer somente pessoas que estão atualmente empregadas. Por isso, utilizei a tag para que o LinkedIn entenda essa particularidade.

Pessoas em um cargo de decisão na área de TI que NOT estão desempregadas, em busca de oportunidades ou recolocação.

No exemplo mostrado abaixo, eu utilizei os operadores booleanos especificados acima com a localidade Belo Horizonte e região, setor de tecnologia da informação e serviços e todas as conexões.

como captar leads do linkedin resultados

Outra limitação do LinkedIn é no número de perfis que você pode visualizar diariamente. Você precisará planejar bem seu volume de prospecção para ter acesso a leads suficientes por dia.

Então, como captar leads no LinkedIn?

Como dito ao longo do texto, o LinkedIn é a melhor rede social corporativa disponível atualmente e te dá acesso a milhões de perfis com uma quantidade enorme de informações.

Essa informações são disponibilizadas pelo próprio usuário, o que torna a rede uma fonte de dados muito rica.

Para extrair o máximo disso é imprescindível ter um perfil completo, com muitas informações relevantes e verdadeiras, além de uma boa foto.

Movimentar o seu perfil fazendo publicações que gerem valor para as suas conexões também é uma boa forma de atrair os seus leads.

E claro, estabeleça relações verdadeiras e aproveite ao máximo a capacidade dos milhões de pessoas incríveis que estão diariamente no LinkedIn.

E aí? Conseguiu aprender como otimizar o LinkedIn e usá-lo para mapear e encontrar os seus leads? O próximo passo é engajá-los, conseguir o email deles e partir para o contato. Para isso, você pode contar com o Reev 😉

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