Como aumentar as vendas? Com Design. Sim, funciona, confira!

Sempre que se inicia um novo ano, muita gente se pergunta como aumentar as vendas e começa a montar estratégias mirabolantes na cabeça, bolar promoções, gastar em anúncios ou até reduzir margens de lucro.
Existem ainda aqueles que acham que o jeito vai ser cortar custos e começam a demitir funcionários (as vezes excelentes) ou descuidar da qualidade dos produtos e serviços.
Antes de pensar em como aumentar vendas tomando atitudes precipitadas como estas, que tal dar uma olhada para seu próprio umbigo? Como anda a identidade visual de sua empresa e o design da sua comunicação?
É claro que você sabe da importância de ter uma marca muito bem posicionada nos corações e mentes dos consumidores. E a maneira mais objetiva e certeira de se fazer isso é criando uma marca para sua empresa que retrate este posicionamento, passe seus diferenciais competitivos e que “fale a mesma língua” de seu público alvo, que vai se identificar com seus produtos e serviços.
Mas será que não está na hora de rever sua marca e sua identidade visual e aproveitar para refazer alguns materiais de comunicação, como site, embalagens e até e-mail marketing?
Para mostrar para você como aumentar vendas com a mudança da identidade visual, trouxemos o exemplo do Leite Mu-Mu, confira!



Como aumentar as vendas drasticamente em 1 mês

Que tal crescer as vendas e aumentar seu market share de 1% para 17% em 1 mês?

Pois foi exatamente o que aconteceu com a marca de leite Mu-Mu, da região Sul do país. A mudança radical no design da embalagem, inovando com cores chamativas e resenhando o mascote da empresa estampado nas embalagens, destacou o produto nas gôndolas dos supermercados, além de passar um posicionamento mais jovem e moderno, que acertou em cheio no gosto dos consumidores.

É claro que tudo isso foi fruto de um estudo de branding e do trabalho de profissionais de marketing e design. Que tal fazer o mesmo com o seu negócio?

como aumentar as vendas com design
Para ajudar você a perceber ainda melhor como alavancar as vendas com design, vamos apresentar 3 dicas de como fazer isso de forma ágil e prática, com 3 exemplos simples.

3 dicas de como aumentar as vendas com design

Como aumentar as vendas redesenhando sua marca

Quando você criou sua marca, o logotipo de sua empresa, fez um estudo detalhado sobre seu público, posicionamento e diferenciais? Bom, se você fez, parabéns, está no caminho certo. Mas se não fez, talvez este seja o momento ideal para isso. E mesmo que tenha feito, pode ser que já esteja na hora de se atualizar e entender melhor seu público, seguindo o exemplo do leite Mu-Mu de como crescer as vendas mudando o design da marca.

Veja alguns motivos para redesenhar sua logomarca:

  1.    Posicionar corretamente sua empresa no mercado.
  2.    Deixar claros os seus diferenciais.
  3.    Se identificar melhor com seu público-alvo e com seus valores e crenças.
  4.    Proteger seu produto de imitadores.
  5.    Se destacar no ponto de venda ou na internet.
  6.    Ser mais facilmente reconhecido.
  7.    Aumentar o poder de lembrança de sua marca.
  8.    Estimular a repetição de compra.

Como você viu, todos estes motivos de uma forma ou de outra vão aumentar vendas!
E uma maneira rápida e prática de conseguir renovar sua marca é através da criação de logos online, por meio de sites de concorrência criativa.

Como aumentar as vendas em seu site

Atualmente os sites que trazem maiores resultados de venda optam por uma linguagem mais direta e objetiva, que responde rapidamente às necessidades do consumidor. O tempo dos sites rebuscados, cheios de animações em flash acabou.

Veja dicas de como crescer as vendas com mudanças em seu site:

  1. Tenha uma chamada principal clara, que defina o que você vende, para qual público e qual o benefício para o consumidor.
  2. Acrescente também um subtítulo curto, dando mais detalhes sobre o produto ou serviço.
  3. Agregue elementos de confiança, como depoimentos de clientes satisfeitos, links para mídias sociais, notícias na mídia sobre a empresa, selos e certificações.
  4. Um pequeno filme ou animação explicando as vantagens de seu produto também costuma dar resultado.
  5. Próximo ao topo da página, um formulário com poucos campos, talvez apenas nome e e-mail, para que seja preenchido em troca de um “brinde”, que pode ser a assinatura de uma Newsletter, um e-book ou mesmo um “test drive” de software por tempo limitado.
  6. Call to Action: pode tanto ser usado para ajudar a coletar as informações acima como para direcionar para sua página de venda de produtos ou serviços. Deve ter cores chamativas, promover um senso de urgência e deixar claro o benefício ao clicar nesse botão.

Como aumentar as vendas com e-mail marketing

O design de e-mail marketing de vendas obedece regras semelhantes às descritas acima. Na verdade, é importante que seu e-mail marketing tenha elementos que mostrem para o leitor que ao clicar no Call to Action ele foi direcionado para o site correto.

Outros pontos importantes são os seguintes:

  1. O assunto do e-mail tem que ter entre 50 e 60 caracteres.
  2. Os e-mail tem que ser responsivo, isto é, abrir em qualquer tipo de computador ou dispositivo móvel.
  3. Ele tem que carregar rapidamente, ser leve.
  4. A promessa do assunto tem que corresponder ao conteúdo do e-mail.
  5. Crie uma estrutura em tópicos: título principal, subtítulo, textos explicativos (curtos) e Call to Action.
  6. Você pode espalhar vários Call to Action ao longo do texto, com pequenas variações.
  7. Evite palavras no assunto que podem classificar seu e-mail como spam. Exemplos: grátis, oportunidade, compre já, não perca etc.

Estes foram apenas 3 exemplos de como aumentar suas vendas com design. Ele é um importante elemento de comunicação que deve ser usado da melhor forma em seu negócio, pois mais que uma “imagem” da sua empresa, ele realmente tem o poder de ajudar a vender.


* Este post foi escrito pelos nossos parceiros da We do Logos, o maior site de concorrência criativa da América Latina. Através do site você pode solucionar qualquer demanda de design, como por exemplo a criação de logos online. Você escolhe um produto, explica a sua necessidade e define o quanto pagar a partir de um preço mínimo. Em seguida você receberá dezenas de opções, poderá pedir alterações ilimitadas e ao final escolhe o que mais gostou. E o melhor! Caso não fique satisfeito devolvemos o valor investido! É tudo online, sem risco e gerenciamos todo o processo para você!         
 
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