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4 lições do Batman sobre vendas

O Batman, com certeza, está no top 5 dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Junto com o Homem Aranha, Superman, Wolverine, Homem de Ferro e Hulk, ele faz parte do cotidiano de milhares de pessoas há décadas.

Seja por meio de filmes, quadrinhos, animações ou séries, é difícil encontrar alguém que não tenha acompanhado pelo menos um pouco da trajetória do homem morcego!

Mas caso tenha alguém que não conheça bem a história desse herói, lá vai um pequeno resumo: filho de um casal bilionário, Bruce Wayne levou uma vida relativamente tranquila até os 8 anos de idade, quando seus pais foram assassinados.

Disposto a se vingar dos criminosos de Gotham City, ele viajou o mundo inteiro para treinar artes marciais, técnicas de investigação, disfarce, auto-controle, dentre várias outras habilidades úteis para enfrentar o crime.

Depois de alguns bons anos, Bruce retorna a sua cidade natal para combater os bandidos com a identidade secreta de Batman, o homem morcego. Disposto a criar um personagem que levasse medo aos criminosos e inspirasse a população, ele se utilizou de uma figura sombria, porém justa.

Com o tempo, ele passou a enfrentar vilões dos mais variados tipos: desde aliens como Darkseid, até malucos como o Coringa! É justo dizer, inclusive, que parte dos vilões do Batman só existem graças a ele, afinal, sair pelas ruas combatendo o crime vestido de morcego tem lá suas consequências.

Mas o que Bruce Wayne tem para nos ensinar?! É claro que como gestor das corporações Wayne, nada, já que o foco do bilionário é combater o crime e não gerir uma empresa lucrativa. Essa função inclusive é delegada a terceiros, como Lucius Fox (interpretado por Deus, digo, Morgan Freeman) e seu fiel escudeiro e mordomo, Alfred Pennyworth.

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Entretanto, como estrategista, o Batman tem lições valiosas para ensinar a qualquer empreendedor ou vendedor que busque atingir o sucesso em vendas. Só para terem uma noção da dimensão que ele possui no universo dos quadrinhos, o cara consegue ser peça vital em uma equipe que conta com o Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Caçador de Marte.

É um humano que consegue se destacar no meio de Deuses!



Lições de vendas com Bruce Wayne

Quem nunca ouviu o famoso ditado popular:

De gênio e louco todo mundo tem um pouco

Um sujeito que sai a noite vestido de morcego e batendo em bandido não é o cara mais normal da terra, certo? Mas não podemos deixar de falar que ele realiza seu trabalho com maestria.

Normalmente enfrentando vilões muito mais fortes, o Batman consegue se destacar. Utilizando de bastante inteligência e sagacidade, ele foi capaz até mesmo de derrotar o Superman. Sim, aos 60 anos de idade, cansado e doente, o homem morcego conseguiu derrotar um alien invunerável. Bizarro, não?

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Vamos falar um pouquinho de como suas estratégias podem inspirar qualquer gestor de vendas a estruturar seu processo e atingir o sucesso desejado em vendas. Se um humano consegue bater em um Deus, não é possível que você não vai conseguir vender seu produto! 😛

As lições que ele tem para nos ensinar não as seguintes:

  • Lição 1: siga sempre uma metodologia
  • Lição 2: entenda os mínimos detalhes da sua área de atuação
  • Lição 3: treinamento é essencial para o sucesso
  • Lição 4: porque caímos? (Para entender essa, você terá que ler o texto completo :P)

Lição 1: siga sempre uma metodologia (de vendas)

O Batman é famoso por seguir com paciência infinita uma metodologia. Nunca caindo na provocação de seus vilões, o homem morcego evita ao máximo matar para atingir seus objetivos.

Ele sabe que mais que um herói, o Batman é um simbolo de esperança para a população de Gotham. Por isso, para resolver os problemas da cidade, ele sempre segue métodos rigorosos.

Sempre que prende um bandido, ele o entrega as autoridades competentes. Sob hipótese alguma, o Batman compartilha sua identidade com o mundo, pois sabe bem das consequências negativas que isso pode trazer. E por fim, ele sempre tem um plano para qualquer eventualidade, desde o Superman enlouquecer até derrotar todos os seus aliados da Liga da Justiça caso eles mudem para o lado dos vilões!

Mas o que isso pode ensinar para os vendedores? No mercado de vendas complexas, é necessário seguir uma metodologia de vendas bem definidas para atingir o sucesso. Se pautar no feeling pode ser o caminho para o fracasso.

Por exemplo, no momento de entender quais são os problemas dos seus potenciais clientes, fazer as perguntas certas e seguir um parâmetro de qualificação é um diferencial para encurtar o ciclo de vendas e gerar rapport.

Quem quiser se aprofundar um pouco mais sobre metodologias de vendas e parâmetros de qualificação, confere os nossos seguintes artigos:

Spin Selling: aprenda a fazer as perguntas certas

GPCT: vendendo mais e melhor

Lição 2: entenda os mínimos detalhes do seu mercado

O Batman nunca agiu estilo Rambo. Em vez de chegar no famoso estilo “chutando a porta”, ele sempre prefere analisar o cenário antes de tomar qualquer atitude brusca. Quem acompanhou a trilogia O Cavaleiro das Trevas no cinema sabe bem do que estou falando.

No segundo filme, ao invés de simplesmente enfrentar o Coringa dentro de um prédio e soltar os supostos reféns, Bruce fez uma análise completa da situação. Como ele já tinha estudado o palhaço do crime, era de seu conhecimento que sua entrada deveria ser meticulosamente calculada para não gerar nenhum efeito colateral.

Somando seu conhecimento sobre a forma de atuação de seu inimigo à sua tecnologia de sonar, que sondou todo o perímetro do prédio, foi possível confirmar suas suspeitas que na verdade o Coringa tinha montado um truque para enganar as autoridades: os reféns estavam caracterizados como bandidos e os bandidos de reféns. Sem a intervenção providencial do homem morcego, a SWAT teria invadido o prédio e um verdadeiro banho de sangue teria acontecido.

Percebeu como entender os mínimos detalhes de uma operação pode fazer toda a diferença?! Para à área de vendas não é diferente. Um vendedor que quer vender seu produto deve saber os mínimos detalhes do seu mercado para evitar objeções e saber utilizar o gatilho medo da melhor forma.

Um bom exemplo é o uso do medo, a emoção mais eficaz que um vendedor pode aflorar no lead. Não sabe como utilizar o medo para facilitar sua venda? Aprenda no nosso artigo:

Medo: como ele influência uma venda

Lição 3: treinamento é essencial para o sucesso

Bruce Wayne sabia de suas limitações desde o princípio. Em um universo onde aliens, deuses e meta humanos convivem livremente na sociedade, ele sabia que seria necessário dominar várias técnicas de luta, investigação, disfarce e estratégias para se destacar e conseguir cumprir suas funções com qualidade.

Depois de passar décadas realizando os treinamentos mais árduos, Bruce se tornou um grande herói, artista marcial e detetive. Como se já não bastasse dominar todas essas capacidades, ele ainda conseguiu treinar assistentes de alta perfomance, os Robins (nos quadrinhos, já existiram vários).

O Homem Morcego, além de ser um justiceiro, ainda é um excelente treinador. Nos quadrinhos, fora o Arqueiro Verde, nenhum dos outros heróis conseguiu o mesmo êxito ao treinar aliados. Enquanto o poder do Superman e Mulher Maravilha não são replicáveis, as habilidades do Batman são.

E para o universo de vendas, o que isso quer dizer? Possuir um treinamento eficiente e escalável é vital para qualquer empresa que tenha um processo estruturado e queira melhorar ainda mais seus resultados.

O treinamento, assim como o ministrado pelo Batman, deve ser padrão e facilmente replicável, com todas as pessoas do time de Outbound tendo a mesma oportunidade de evoluir e seguindo o mesmo processo.

Sem uma estrutura de capacitação bem definida, é impossível atingir resultados constantes. Assim como o poder do Superman, replicar talento é algo muito difícil e quando tentam, o resultado gerado não é dos melhores.

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Lição 4: Por que caímos?

Quem é bem fissurado na trilogia mais recente do Batman, deve se lembrar dessa frase. Inclusive, a trilha sonora do filme, composta pelo detentor do Oscar, Hans Zimmer, se chama Why Do We Fall.

Mas o que essa frase quer nos dizer? No começo do filme Batman Begins, Bruce cai dentro de um poço na Mansão Wayne e é resgatado por seu pai. Entretanto, ele passou um tempo consideravel lá dentro, na companhia da escuridão e de morcegos.

Amedrontado apos o resgate, Thomas Wayne, seu pai, lhe faz uma pergunta:

Bruce, por que nós caímos?

Bruce é claro, não tinha uma resposta para a pergunta. Então seu pai lhe dá a resposta, um tanto quanto óbvia mas que várias pessoas tendem a ignorar:

Para podermos nos levantar!

Todos aqueles já empreenderam ou trabalham com vendas entendem bem o significado dessa frase. Enquanto montar um negócio costuma ser um caminho repleto de fracassos e dificuldades, trabalhar com vendas significa ouvir NÃO de forma constante.

Quem nunca fracassou ao montar um negócio ou recebeu um negativa na hora de fechar um negócio? Certamente, quem nunca falhou empreendendo está mentindo ou não empreendeu. E o vendedor que nunca ouviu não, essa figura realmente não existe. 😛

Parafraseando Rocky Balboa: a vida não é sobre o quanto conseguimos bater, mas sim o quanto conseguimos apanhar! Vender e empreender, assim como disse o pai do Batman, se trata sobre saber cair e levantar constantemente!

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Talento, disciplina e muito esforço

Uma lição valiosa que o Batman nos passa é que o talento por si só não é resolve todos os problemas. Quando falamos de negócios, é preciso sempre seguir processos com bastante disciplina e esforço.

Não existe uma empresa que tenha atingido resultados constantes e de alta perfomance apenas baseada no feeling de seus fundadores. É possível ir longe sim, mas uma hora a desorganização e impulsividade cobram seu preço.

Vocês se lembram da vez que o Batman lutou sem a preparação adequada?

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